quarta-feira, 24 de março de 2010


Para o deputado Paulão, aprovação constitui uma anomalia
____________________________________

Deputados aprovam aumento para procuradores da ALE

Olívia de Cássia – jornalista

Com a presença inicial de 18 deputados na Casa de Tavares Bastos, os deputados estaduais aprovaram na tarde desta terça-feira, 23, em primeira votação, projeto da Mesa Diretora da Assembleia que ‘dispõe sobre a política, funções e fixação do valor dos subsídios dos procuradores do Poder Legislativo e dá outras providências’.
Com essa aprovação os vencimentos dos procuradores passarão dos atuais R$ 9,6 mil para R$ 17 mil, o que representa um reajuste de quase 100%. A matéria, além de equiparar o salário dos procuradores do Legislativo com o dos procuradores de Estado, ainda autoriza a Procuradoria Geral do Estado a fazer a defesa privada dos deputados estaduais.
Para o deputado Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT) – que votou contra a matéria seguido do deputado Judson Cabral (PT), a equiparação constitui uma anomalia.
Paulão observou que quando o projeto chegou à Casa, ele havia cobrado “um estudo de impacto financeiro, o que foi feito, segundo a Mesa Diretora. Contudo, além de reajustar o salário dos procuradores da Assembleia, a matéria também beneficiará os muitos procuradores hoje aposentados, segundo Paulão.
Ele observou que a matéria, logo quando chegou à Casa, havia recebido parecer discordante do deputado Rui Palmeira (PSDB), que integra a Comissão de Constituição e Justiça.
O mais grave, segundo o petista, “é saber que os procuradores de estado, ao invés de realizarem uma defesa pública, agora também poderão fazer a defesa dos deputados estaduais indiciados na Operação Taturana [que investigou esquema milionário de desvio de recursos do Legislativo], que não mais precisarão contratar advogados”.
O projeto deve retornar à pauta da sessão desta quarta-feira (24), quando provavelmente será novamente aprovado, com os mesmos dois votos contrários, seguindo à sanção do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB).
OUTROS ASSUNTOS
Em suas falas os deputados abordaram novamente a questão da violência no Estado e destacaram o assassinato da garota Jéssica em Arapiraca. O deputado Jeferson Morais (DEM) usou a tribuna da Casa para cobrar agilidade nas investigações e captura dos assassinos, no que foi aparteado pelos deputados Antonio Albuquerque (PTdoB) e Gilvan Barros (PSDB), que se solidarizaram com a fala do colega parlamentar.
O deputado Alberto Sextafeira (PSB), líder do governo na Casa, leu a abertura da coluna do Zé Elias do domingo, feita pelo jornalista Enio Lins, que chamava a atenção sobre o risco que o Estado corre de perder a instalação do estaleiro Eisa.


Serra da Barriga foi tombada há 24 anos

Olívia de Cássia – jornalista
(Texto e foto)



Dia 21 de março foi aniversário de tombamento da Serra da Barriga, localizada no município de União dos Palmares. O ato de tombamento aconteceu por meio do Decreto nº 95.855, que reconheceu o local como Monumento Nacional, após ter sido tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico) em janeiro de 1986.
Dez anos depois, o movimento negro brasileiro conseguiu junto ao Governo Federal consagrar Zumbi dos Palmares como herói nacional. Zumbi foi reconhecido devido a sua luta, incansável pela liberdade, organização e resistência no maior e mais importante mocambo.
Localizada na Zona da Mata alagoana, a 92 km de Maceió, a Serra da Barriga “foi berço de liberdade de milhares de guerreiros quilombolas que viverem uma nova forma de vida, totalmente diferente da que queriam seus opressores, como povo escravizado e sem dignidade humana”, diz um texto da Fundação Palmares, em seu site. Salve Zumbi!

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...