sábado, 13 de março de 2010


Sobre os interesses de cada um...

Olívia de Cássia - Jornalista

Em 18 de maio de 2004 eu escrevi o seguinte texto que recupero agora porque gosto muito do escritor Érico Verissimo. Aí vai o escrito...
“É tão difícil julgar os homens, que até mesmo Deus, para fazê-los, espera primeiro que eles morram”, diz o Sermão da Montanha da Bíblia, reproduzido no romance Olhai os lírios dos campos, de Érico Veríssimo. O romance trata da falta de caráter do personagem Eugênio, que faz tudo na vida por dinheiro, inclusive abandonar o seu grande amor, Olívia, que o ajudou a se formar em medicina e a ser um homem reconhecido e respeitado na sociedade.
Na novela que a Globo exibiu, a personagem de Olívia foi vivida pela atriz Nívia Maria. Eugênio vende até a alma ao diabo, casa-se com outra mulher, rica, por interesse, e vive uma vida de angústia, apesar do sucesso profissional, termina na mais pura miséria e depois morre. Os romances às vezes nos revelam muito do que vem na alma humana e a frase da Bíblia é tão perfeita que vale uma reflexão.
“Tenho pensado muito na fúria cega com que os homens se atiram à caça do dinheiro” diz Olívia, em carta a Eugênio, “eles deviam se inspirar nos lírios dos campos que nem tecem nem fiam, e no entanto, nem Salomão, com toda a sua essência e profundidade, conseguiu se vestir como um deles”, diz ela.
É um romance de uma profundidade inigualável e todas as pessoas deviam ler, para conhecer melhor o que vai do submundo da alma humana, porque às vezes a gente convive vários anos com uma pessoa e não chega a conhecê-la, ou não quer enxergar o que vai dentro dela.
As falhas do caráter, os defeitos, as imprecisões, a falta de amor e de pureza no coração, parece que ficam embotados na mente de quem convive com pessoas assim. Só muito tempo depois é que percebemos o quanto fomos ludibriados. São pessoas que querem viver uma vida dupla, de aventuras, sem responsabilidades e sem limites morais. Que querem viver sem conseqüência e acham que são os donos do mundo e que são poderosos porque são machos e que podem ter todas as mulheres e com elas terem todo tipo de aventura, sem perceber que a vida, mais na frente, pode dar uma grande rasteira.
São falhas no caráter humano que a psicologia explica muito bem. São pessoas que só amam a si mesmo e, como Narciso, personagem que costumava se admirar no reflexo das águas de um lago, só enxergam o seu próprio umbigo e a sua própria imagem.
Tem pessoas que só se aproximam da gente, pensando em tirar um grande proveito. Usufruem o que temos de melhor, nos usam e depois nos relegam a um bagaço de cana. Eu estou aprendendo na vida que devemos ter muito cuidado com quem se aproxima de nós e que devemos tentar descobrir que tipo de interesse essas pessoas têm para conosco. É preciso ter muito cuidado com isso. Falo de cadeira, de experiência própria.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...