terça-feira, 9 de março de 2010

Trabalho voluntário faz mais bem a quem o executa

Olívia de Cássia
Repórter

(foto: reprodução do jornal da ALE/out/2007)



_____________
O voluntário é um ator social e agente de transformação que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade. Doando seu tempo e conhecimentos, a pessoa que se dedica à filantropia realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional.
Seu Romildo da Silva, 46 anos, é uma dessas pessoas que atuam com a solidariedade ao seu próximo. Ele diz que trabalha como voluntário no Lar São Francisco de Assis desde os 19 anos, semanalmente, e conta que dá banho nos idosos, faz a barba e ajuda na limpeza do abrigo. Além dessas atividades, faz campanhas para arrecadar leite, fraudas geriátricas e lençóis para o abrigo, contando com a colaboração de amigos e de pessoas que se sensibilizam com a causa.
Romildo argumenta que é espírita e iniciou-se na doutrina aos oito anos quando teve um problema de saúde sério e foi desenganado pelos médicos. Ele conta que sua mãe o levou a um padre e esse padre doou a sua mãe o livro o Evangelho Segundo o Espiritismo; a partir daí ele observa que sua mãe fazia as orações e a leitura do Evangelho com ele e começou a freqüentar a Federação Espírita do Estado de Alagoas até hoje, mas avalia que ficou curado muito mais pela sua fé.
Seu Romildo diz que recebeu um chamado para trabalhar com idosos carentes. “Eu preciso mais deles do que eles precisam de mim”. Para fazer o seu trabalho de voluntário Romildo da Silva conta que começou visitando as penitenciárias com uma equipe. Hoje, além do abrigo, ele destaca que faz distribuição de sopa às segundas, quartas e sextas, da meia noite às duas da manhã, para os moradores de rua, no Conjunto João Sampaio I.
Ele diz que o trabalho da sopa é feito com a doação da comunidade. Cada um contribui de uma forma nos ingredientes. Além da sopa ele também distribui macarrão aos domingos, quando sai do abrigo Lar São Francisco de Assis.
Seu Romildo é funcionário da Assembleia Legislativa de Alagoas há muitos anos e trabalha como ascensorista no elevador da ALE. Ele explica que quando chega em casa a sopa já está quase pronta e cuida apenas do complemento do trabalho, inclusive a distribuição. Ele argumenta que tanto a distribuição da sopa quanto a do macarrão só é feita depois que faz a leitura do Evangelho.
Seu Romildo é uma dessas pessoas na sociedade que fazem a diferença, ajudando seu próximo sem olhar a quem. Quem quiser contribuir para o trabalho do seu Romildo deve procurá-lo todas as tardes na Assembleia Legislativa, de terça a quinta-feira, no horário da tarde. Ele aceita doações de roupas usadas, calçados e de alimento que ele distribui com os mais necessitados.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...