quarta-feira, 19 de maio de 2010


Debates e polêmicas na ALE

Olívia de Cássia – jornalista

A sessão de ontem na Assembleia Legislativa teve muito debate entre deputados governistas e da oposição que compareceram ao plenário. O tema central da querela foi a denúncia do deputado Dudu Albuquerque (PSDC) de que o governador Teotonio Vilela Filho demitiu 20 parentes seus lotados na Coordenadoria Regional de Ensino (CRE) de Arapiraca.
Essas pessoas recebiam de R$ 1.500 a R$ 2.000 sem trabalhar, de acordo com o que foi colocado pelo deputado Dudu Albuquerque, que afirmou também que foi o governador Téo Vilela quem definiu que os assessores ficassem em casa e não fossem trabalhar.
A denúncia caiu como mais uma bomba na Casa de Tavares Bastos. Deputados governistas reclamaram do colega dizendo que ele os expôs, quando disse que estava havendo um mensalão na ALE e que em todo o governo existe um total de 600 pessoas recebendo sem ir trabalhar indicadas pelos deputados.
Já os deputados da oposição aproveitaram para criticar o governador e falar da gravidade da situação, solicitando que o deputado do PSDC encaminhe a denúncia ao Ministério Público para que seja apurada. Realmente a denúncia é muito grave, tira o foco da questão do ex-delegado José Pinto de Luna que vem sendo preterido no chapão pelos deputados envolvidos ou denunciados por irregularidades e pela sua atuação na Operação Taturana.
A pergunta que ficou no ar para a imprensa que acompanhava a sessão, diante da gravidade do que foi alardeado pelo deputado Dudu Albuquerque é: por que ele não denunciou essas irregularidades antes e deixou passar quatro anos sendo da base aliada do governo e só agora, diante de um período pré-eleitoral, quando o seu partido está no chapão, apoiando o ex-governador Ronaldo Lessa, é que veio se pronunciar?
São questões da política brasileira que cheira a oportunismo e falta de lealdade, coisas que são muito próprias da política brasileira. É claro que o deputado em tela ia ter alguma resposta diante da sua atitude de votar contra a matéria do governo, a PEC das Licitações.
Por que Dudu votou contra o governo se era seu aliado e quando questionado no plenário da Casa disse que apesar de ser da base de sustentação do governo não tinha obrigação de votar em todas as matérias? O parlamentar do PSDC sabe que não é assim que a banda toca na política e na vida, todos que vivem nesse meio sabem disso. Ele sabia que teria consequência nisso tudo, ninguém é ingênuo a esse ponto.
Vamos aguardar que venha a sessão desta tarde na Assembleia e ver o que será discutido do plenário Tarcísio de Jesus.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...