sexta-feira, 21 de maio de 2010


O mito do anonimato na internet

Olívia de Cássia – jornalista

Não tenho dúvida de que o avanço da tecnologia e a democratização da internet no que diz respeito à difusão da informação facilitaram a vida cidadão com a instantaneidade da notícia e o acesso que todos podem ter a ela. No entanto, uma questão que deve ser observada é a do ‘anonimato’ que muitas pessoas se apropriam para fazer comentários maldosos e injuriosos contra os outros.
Sei que essa facilidade da internet dá voz aos oprimidos, àqueles que passaram muitos anos calados sem ter como canalizar sua raiva dos maus políticos, dos maus governos e do sistema. Não tenho dúvida que a internet é democrática e isso é salutar, defendo a liberdade de expressão em todas as instâncias.
O que não acho elegante é o fato de as pessoas se esconderem nesse suposto anonimato, não se identificarem e tecerem opiniões preconceituosas, colocando sua agressividade para fora e descontando sua ira muitas vezes em quem não tem como rebater a crítica se não sabe a quem se dirigir.
O direito do cidadão de ir e vir, as garantias da liberdade de expressão estão nos preceitos da nossa Carta Magna. Isso foi conseguido com muita luta, muita briga. Antigamente a gente não tinha nem o direito de falar, de se expressar e dizer o que sentia contra os governos e contra o sistema, que era mais injusto do que hoje. Se eu tivesse nascido naquela época com o pensamento que tenho hoje, dá para imaginar como seria.
Nas lutas dos movimentos sociais e da sociedade civil organizada foi que se conseguiu, com a aprovação da Constituição de 1988, garantir esses direitos, embora muita gente ainda viva com saudade daquele tempo e o pensamento no passado, na época em que não se podia nem dizer que discordava de tal procedimento dos nossos governantes.
Democracia e liberdade de expressão são bandeiras que sempre defendi. Desde menina sempre fui rebelde mesmo, nunca aceitei imposições, mesmo que a maioria dessas ordens que me eram impostas, hoje eu sei, fossem para o meu bem.
Mas voltando a esse anonimato que muita gente pensa que existe na internet, segundo os operadores do direito, é uma falácia. Ninguém pense que não está sendo ‘vigiado’.
Segundo matéria publicada no jornal Valor Econômico, “o mito de que a internet proporciona o mais completo anonimato, dando a sensação de que não há limites legais na rede mundial de computadores, está caindo em desuso”.
Uma prova disso, segundo o jornal, é a quantidade de ações que chegam aos tribunais brasileiros. Mesmo com pouco tempo de existência no Brasil, a internet já tem sua própria jurisprudência até mesmo nos tribunais trabalhistas.
Segundo o site Clube do Hardware, descomplicando a informática, no link Tire a sua dúvida, não são somente as cortes que estão se adaptando à nova realidade. Há leis que já incluíram a internet e os meios eletrônicos em seus textos - até mesmo o novo Código Civil, que trata de duplicata virtual.
Portanto, para aqueles que se acovardam e não têm coragem de se identificar destilando a sua ira nos comentários que fazem nos sites, e-mails falsos e nos blogs, é bom que repensem e revejam suas atitudes, que podem ter reações. Toda ação há uma reação.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...