segunda-feira, 28 de junho de 2010

Agora tudo acabou

Olívia de Cássia – jornalista

Agora tudo acabou; só restaram as recordações da Rua da Ponte na nossa memória. Tomara que ela não me falhe em tempo de lembrar todas aquelas vivências que nós passamos por ali. O cenário é de destruição e ontem o Rio Mundaú voltou a subir. A Defesa de Civil de Pernambuco avisou para Alagoas.
As chuvas desse domingo (27) colocaram as cidades de Pernambuco em Alerta e as de Alagoas também. Em algumas cidades, como Catende e Palmares, a população ribeirinha teve de desocupar as casas por precaução, com medo de uma nova tragédia por causa dos temporais que causaram 18 mortes e deixaram mais de 80 mil desabrigadas ou desalojadas no Estado de Pernambuco.
Em Palmares, a situação é similar. Segundo o grupo que coordena a reconstrução no município, a desocupação das casas é preventiva. “Não é uma cheia grande, mas é uma cheia. O rio começou a encher depressa. A Defesa Civil mandou tirar todo mundo da parte baixa. Quem estava lavando as casas, querendo se mudar, está voltando para os abrigos”, disse. Segundo ele, as chuvas prejudicaram o trabalho de reconstrução da cidade. “As máquinas que estavam fazendo serviço nessas áreas a gente mandou tirar. Os trabalhadores que estavam lá saíram, voltaram para suas casas”, relatou o prefeito de Palmares, José Bartolomeu.
De acordo com o prefeito, as comportas da barragem do Rio Prata foram abertas, para que o fluxo da água fosse controlado, em uma atitude de precaução para evitar enchentes.O clima é de medo nas cidades da Mata Sul de Pernambuco e em Alagoas. Sem informações, vários moradores das cidades devastadas pela chuva ligaram, ontem, para amigos e para os sites tentando obter informações.
A previsão é de mais chuva para o Estado de Pernambuco de acordo com o Laboratório de Meteorologia do Estado. “Na Mata Sul está chovendo e vai continuar chovendo, mas não com aquela intensidade (que causou as cheias)”, afirmou ontem o meteorologista Lindemberg Lucena. Pela previsão de outro laboratório, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), haverá chuva em todo o Estado, pelo menos, até quarta-feira.
Por causa da chuva que voltou a cair ontem, foi adiado o encontro dos governadores de Pernambuco, Eduardo Campos, e Téo Vilela, de Alagoas, que ocorreria hoje, no Recife. Eles discutiriam a reconstrução das cidades atingidas. Vilela preferiu ficar no seu Estado, acompanhando os problemas provocados pelas enchentes.

De acordo com o governo, aumentou para 12 o número de municípios em calamidade pública em Pernambuco, já que Catende, Primavera e Maraial mudariam hoje de situação de emergência para estado de calamidade.
Assim que receberam o comunicado de Pernambuco, os prefeitos alagoanos ficarm em alerta. Em União dos Palmares, o Rio Mundaú voltou a subir; o Riacho Canabrava chegou a transbordar de novo. Consequência de construções que foram feitas no local em que o rio corre.
Meu Deus! É muito sofrimento daquele povo que agora não tem nem onde morar e muitos sem o que vestir e comer. Outros perderam a vida. Cada vez que começo a lembrar, dá uma vontade danada de chorar. E como o inverno esse ano, parece, vai ser rigoroso, avalio que teremos muitos sustos durante esses meses. Resta saber se teremos condições de superar tudo isso, se aquele povo vai conseguir se reerguer diante de tantos atropelos e tragédias. (Com informações adicionais do JC On-Line)

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...