segunda-feira, 21 de junho de 2010

Brigas de rua

Petrúcio Manoel Correia de Cerqueira – bancário (*)


No meu tempo de infância, brigas de ruas eram constantes, e tudo não passava de entrave instantâneo, tanto era, que com poucos dias voltava-se a amizade. Só tinha um detalhe, quando nossos pais sabiam do acontecido, era melhor não apanhar na rua, pois se fosse o caso, a surra seria dobrada, em casa levaria outra.
Meu pai alugou uma casa nossa que ficava vizinha a que nós morávamos para um conhecido dele chamado Joel Bizerra,(com "i" mesmo). O mesmo tinha três filhos. O mais velho era da minha idade, bem como os amigos que eu tinha na Rua Ponte. O sujeito virou o terror da Rua. Até eu, que naquele tempo não fugia de uma briga, fiquei com medo do cara.
O nome do cara era Edvaldo. Os meus amigos tinham cada nome: Boy, João Bolinho, Lobinho, Pepino, Tonho Gretinha, Paulo Cego, Zé Buchada, Gago, Chico Peneira (era o goleiro do nosso time). O único que ainda tinha laços de amizade com o cara era o João Bolinho. Nessa época, o armazém do meu pai era bastante espaçoso, e, nos dias que não tinha feira, eu usava o armazém para me reunir com amigos.
Foi numa dessas reuniões que surgiu a idéia de prepararmos uma emboscada para o Edvaldo. O cara era valente demais. Até brigar com dois de uma vez ele já tinha brigado, e tinha conseguido vencer. Armamos uma pra pegá-lo com a ajuda do João Bolinho (pois era o único que ainda tinha laços de amizade com ele), na saída do Grupo Escolar, mas, felizmente não deu certo, felizmente porque estava toda turma querendo vingança, e talvez o acontecido tivesse sido pior
O cara desconfiou das armações que nós estávamos preparando pra ele, e ficou mais cauteloso. Todas as reuniões que fazíamos no armazém, era o assunto predileto da turma. Chegaram as férias escolares, e o cara se mandou pra fazenda do pai dele, frustrando nossa ansiedade para desbancar o machão. Combinamos então, que quando terminasse o período das férias, nós nos voltaríamos ao assunto
Com as férias chegando, estava também chegando o Natal. Perto de onde morávamos, no outro lado da ponte, tinha o Zumbi Esporte Clube (onde hoje é a Praça. Benon Maia Gomes). Era um clube completo. Bem em frente morava o sobrinho do meu Avó materno, Otávio Paes e a esposa Dona Izabel. Os filhos dele são: Edinho, Nete, Nilda, Nilza, Sônia, Edwards e Nado. O Edwards, era chamado de Vévé. Sempre que podia brincávamos juntos.
Com a organização de D. Maria Bão, o Natal lá no Zumbi era muito animado, Pastoris e Reisados abrilhantando as festividades, e como era pertinho da nossa casa, íamos todos para a casa do primo Otávio. Mas uma fatalidade que só acontecia comigo. Saí correndo de dentro da casa dos meus primos para a Rua, e, Catimbaaa. Fui atropelado por uma bicicleta. A casa ficava bem no fim de uma ladeira. Imaginem a velocidade que o cara vinha.
Quando chegava alguma criança no hospital fora de hora, o José da Farmácia, que era o enfermeiro encarregado (plantão), já dizia logo: é o filho de Seu João Jonas é? Só pegou 44 pontos na cabeça. Não sei como o traumatismo não chegou a proporções piores. Ainda hoje, o couro cabeludo da minha cabeça, na parte de atrás é todo ondulado.
Voltou as aulas, mais demorei a voltar para as aulas por causa do acidente, como também ficaram para depois as reuniões do conselho do armazém, para planejamento da vingança do Edvaldo. (*Meu irmão mais velho)

Um comentário:

DILERMArtins disse...

Mas bah, Petrúcio,
Go0stei da história, manda mais, quem sabe não conta algumas do BB?
Abração.

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...