quinta-feira, 29 de julho de 2010


O que querem o leitor e o eleitor

Olívia de Cássia – jornalista

O leitor nos dias de hoje quer uma informação rápida, que seja compreensível e que não tome muito o seu tempo. Enganam-se aqueles que pensavam que o assunto mais acessado na internet fosse política ou outros assuntos mais sérios.
Quem apostou nisso não teve tanto êxito assim, até agora. O povo gosta mesmo é de escândalo e de notícias que tenham grande repercussão como assassinatos e rompimento de relacionamentos entre os famosos. Assuntos mais sérios como política e economia ficam para quem milita no setor, grandes investidores, formadores de opinião, jornalistas e outros poucos interessados no ramo.
Segundo o portal Yahoo, as informações mais acessadas esta semana que passou, pela ordem, foram: a separação de Cláudia Raia e Edson Celulari, Horóscopo, Tatuagens, Lotomania, Shakira. Em sétimo lugar veio o programa do governo federal Minha Casa Minha Vida, em oitavo Lady Gaga, em nono CQC e em décimo lugar Bruna Surfistinha.
Segundo uma pesquisa divulgada no jornal Folha de São Paulo e reproduzida no site Comunique-se, a televisão é a principal fonte de informação do eleitorado. Talvez porque a informação na TV seja mais instantânea.
“Apesar da aposta dos partidos na comunicação pela internet, a TV é a principal fonte de informação dos eleitores brasileiros, indica pesquisa realizada pelo Datafolha. Dos entrevistados, 65% apontaram esta mídia como preferida para conhecer as propostas dos candidatos”, diz o site.
Os jornais aparecem em segundo lugar, e a internet e o rádio empatados em terceiro. Conversas com amigos e familiares são apontadas por 6%. Em 2008, nos EUA, a campanha presidencial pela internet teve destaque, principalmente na candidatura do presidente eleito, Barack Obama.
A web foi a principal fonte de informação de 20% do eleitorado do país. Mas a realidade brasileira é bem diferente da rotina americana, é bom que seja lembrado. O que se comenta nos links especializados sobre o tema é que o internauta quer é não perder tempo com nada que seja muito demorado e complicado.
“Os Internautas querem que você filtre a informação para eles, que você apresente de maneira inteligente e compreensível a informação, que você cumpra o que prometeu e que você mantenha-se em contato”, diz a pesquisa.
Os veteranos, que já têm hábitos de navegação estabelecidos, são cada vez mais exigentes. Já os iniciantes, para quem tudo é lindo e maravilhoso, são os que acabam abrindo arquivos de namoro e coisas do estilo, diz a pesquisa.
Segundo um estudo encomendado pela empresa de tecnologia Symantec, que fez uma radiografia dos hábitos de mais de sete mil internautas em oito países, os usuários de internet no Brasil são os que mais acessam sites de pornografia. De acordo com os dados apresentados, 55% dos internautas brasileiros visitam páginas com conteúdo pornográfico quando estão on-line. Uma pena isso.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...