quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Debate na internet inova a política brasileira


Olívia de Cássia - jornalista
(Crédito da foto: Folha/Uol)

O debate dos três principais candidatos na internet (Dilma, Serra e Marina), promovido pela Folha On Line e o portal Uol, hoje, inaugura um novo modelo de se fazer política no Brasil. Com início às 10h30, o debate já dura quase três horas e agora está no sexto e último bloco. Apesar de a transmissão ainda não ser das mais eficientes, por conta da velocidade lenta, que proporciona as constantes paradas no som e imagem, o evento foi um sucesso de audiência e os internautas puderam participar por meio de perguntas feitas em web cans e posts e no Twitter.
O assunto foi o mais comentado no mundo inteiro no Twitter e teve plateia no auditório montado para o evento. O cenário do debate foi muito parecido com os debates na televisão. No computador, na página da Folha On Line, tinha duas janelas, uma com os comentários dos jornalistas, direto da Redação e outra com os dos internautas.
A candidata Dilma foi aplaudida em algumas respostas, mas também foi a mais interrogada e cobrada, por conta da sua alta nas pesquisas.
O debate foi quente, mas a senadora Marina Silva foi sempre poupada. Indagado sobre o conceito de que é o candidato das elites, Serra respondeu que a sua origem é uma origem de família modesta. Tentou dar algumas estocadas em Dilma Roussef para tentar melhorar sua performance, que está sofrível diante da arrancada da candidata do PT rumo à Presidência da República.
Segundo comentários dos jornalistas, a campanha do tucano se esforça para minimizar a identificação que o eleitorado faz entre ele e as "elites". Já a candidata Dilma se irritou com a pergunta de um internauta e segundo o que foi postado, na plateia, petistas reclamam que as perguntas para ela foram mais duras. Indagada sobre a questão do aborto, Dilma observou que nenhuma mulher é favorável ao aborto e destacou como são feitos os abortos clandestinos no país.
Sobre a questão da dívida do Brasil, Dilma observou que o Brasil pagou a dívida com o FMI, e hoje empresta dinheiro para o fundo. Já candidata verde Marina, disse que foi a única que teve a prestação de contas transparente e em momento algum caixa dois. As perguntas de Serra para Marina, segundo o que se comentou, foram sempre café com leite. Não há polêmicas envolvendo a verde.
Já o candidato Serra, quando falou de saneamento, disse que Dilma não respondeu quando ele a perguntou sobre o tema, e promete desonerar a área. O tucano também se irritou quando foi indagado sobre incentivos fiscais.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...