quarta-feira, 11 de agosto de 2010


Fora Collor de hoje e do passado

Olívia de Cássia – jornalista

Dezoito anos depois do primeiro ato Fora Collor, estudantes e entidades da sociedade civil organizada em Alagoas tentaram reavivar o movimento no Estado. Hoje, 11 de agosto de 2010, percorri os sites e observei as informações sobre o evento, que dessa vez não teve a minha presença, como no passado. Participei de todos os atos em 1992. Foram momentos marcantes aqueles.
Naquela época estava completamente engajada nos movimentos sociais, e nem sabia que a minha vida pessoal estava pelo avesso, já estava se desmoronando, enquanto eu estava nas ruas protestando contra o governo. Mas não me arrependo um milímetro da minha pequena participação política.
Nem de longe as manifestações de hoje têm o impacto e a dimensão do Fora Collor daquela época. Existia engajamento da sociedade civil organizada, estudantes, mulheres, sindicatos. Todo mundo queria ver o país livre da tirania daquele governo que trouxe as piores mazelas para esse país e quem tiver dúvida, vá pesquisar na história recente do Brasil.
O Movimento Fora Collor foi articulado por entidades estudantis e organizações não-governamentais em 1992, quando milhares de brasileiros saíram às ruas em passeatas pedindo o impeachment do então presidente da República. A campanha virou movimento de massa a partir das famosas passeatas dos caras pintadas. Daí desenvolveu-se o movimento denominado Fora Collor, levando a população a se manifestar contra os escândalos de corrupção, tendo como principal acusado o ex-tesoureiro Paulo César Farias.
Nessa época eu trabalhava no Sindicato dos Bancários de Alagoas e o movimento era muito forte, levou milhares de pessoas às ruas. Tinha encenação teatral, passeatas engajadas de todas as tendências políticas e sociais do Estado. O movimento aconteceu também em todo o País. Imaginem a minha emoção. Três anos de formada em jornalismo, vinda de União dos Palmares, completamente envolvida naquele momento.
Os jovens estavam antenados com as informações, participavam mais da política e se informavam sobre quem realmente era o presidente que estava governando o Brasil. Tinha conhecimento de todos aqueles escândalos resvalados na imprensa, a partir do depoimento do próprio irmão de Collor. Foi nesse governo que começaram as privatizações, ampliadas no governo de FHC.
Hoje, o ex-presidente é senador da República e candidato novamente ao governo do Estado, depois de ter sido inocentado pela Justiça de todos os processos de que era acusado. Não se sabe de que forma conseguiu essa inocência e a que preço, mas foi inocentado pela nossa ‘Justiça’, às vezes nem sempre justa. A maioria dos jovens de hoje não têm conhecimento da história. Não procuram se informar dos momentos que passava o País naquela época e chegam a dizer que o que a gente comenta é fantasioso. Uma pena isso.
O movimento de hoje está sendo organizado pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). O objetivo, segundo as lideranças da entidade, é um ato público contra a candidatura do ex-presidente ao governo de Alagoas e um manifesto em solidariedade ao repórter da revista IstoÉ Hugo Marques, que sofreu ameaças em uma conversa por telefone com o candidato do PTB.
Como disse o inesquecível guerrilheiro Che Guevara, “ser capaz de sentir indignação contra qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo é a qualidade mais bela de um militante". Pena que hoje em dia essas lideranças estão tão desacreditas; foram engolidos pelo sistema e são muito poucos os que ainda se indignam com as injustiças sem que não queiram tirar algum proveito político da questão.


Acesse também o link http://oc-cerqueira.zip.net/arch2008-05-16_2008-05-31.html
e leiam textos do meu primeiro blog

Um comentário:

Anônimo disse...

Olivia,
Você foi infeliz neste comentario; como alguem que é investigado ate pelo FBI consegue se inocentar?
Consegue da seguinte maneira sendo inocente.
Esse movimento Fora Collor não vai ter exito pela seguinte questão:
O Collor de hoje não é o Collor de Ontem!
Collor é bom politico e para nos que estamos apoiando sua campanha (lembrando estou falando de "nós" cidadões civis) porque Collor está muito preparado para assumir o governo do Estado de Alagoas.
Acho sim que quem se opoe a suas ideias não deveria estar ai critando Fora Collor, mas sim, discutindo e debatendo a suas ideias.
Esse tipo de coisa mostra que o eleitorado ainda esta despreparado.
O eleitorado que se diz ser informado e culto (e que as vezes critica ate aquele que melhorou este Brasil) nos temos que rever e analisarmos como ser melhores participantes na politica.

Obrigado.

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...