terça-feira, 5 de outubro de 2010

Bastidores da ALE



Sem quorum para sessão, deputados se cumprimentam e concedem entrevistas

Olívia de Cássia – jornalista
(Texto e fotos)

Depois da ressaca do primeiro turno da eleição, não houve quorum para que houvesse sessão, nesta terça-feira, 5, primeiro dia de trabalhos legislativos na Assembleia, cuja legislatura atual está se despedindo. Apenas os deputados estaduais Isnaldo Bulhões (PDT), Jeferson Morais (DEM) e o presidente da Casa, Fernando Toledo (PSDB), estavam presentes no plenário, no horário regimental. Outros cinco deputados (Judson Cabral (PT), Sérgio Toledo (PSDB), Fernando Duarte (PMN), Maurício Tavares (PTB) e Rui Palmeira - PSDB) chegaram depois.
Depois de ter sido feita a chamada pelo deputado Isnaldo Bulhões, o presidente encerrou a sessão e os deputados ficaram por ali em clima de confraternização, sendo cumprimentados pelos funcionários da Casa e concedendo entrevistas para a imprensa que cobre a ALE.
O presidente Fernando Toledo disse aos jornalistas que muitos deputados aproveitaram o dia para descansar devido à correria da campanha eleitoral. “Espero que a partir de amanhã a Casa volte ao ritmo normal para que ainda nesta semana possamos votar projetos que estão parados”, observou.
Sobre o resultado das eleições no dia 1º de outubro, ele disse que a a maioria dos deputados conseguiu se reeleger e alguns alçaram voos maiores como os deputados Rui Palmeira e Arthur Lira, eleitos para a Câmara Federal. Toledo não quis adiantar se será candidato a reeleição para presidência da Casa. Ele acredita que ainda é cedo, já que a atual legislatura termina somente em janeiro. “Agora vamos aguardar a definição do segundo turno para governador do Estado e presidente da república”, destaca.
O presidente da ALE reforçou seu apoio ao governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), mas enfatiza que é importante que a Casa tenha sintonia com qualquer candidato eleito.
A Assembleia Legislativa deve colocar em pauta ainda esta semana, a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), cuja finalidade é estabelecer as metas e prioridades do governo para o exercício financeiro do ano subsequente e que estava em apreciação.
O deputado Judson Cabral (PT), reeleito para o seu segundo mandato de deputado estadual, destacou a ampliação da bancada do seu partido e disse que o Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia irá lutar por um espaço na nova Mesa Diretora. Cabral disse que, se necessário, terá a mesma postura combativa na próxima legislatura, e afirmou que o PT está empenhado agora em eleger Ronaldo Lessa governador do Estado.
SUPLÊNCIA
O deputado Paulo Fernando dos Santos (Paulão), líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia, não se elegeu deputado federal e ficou na primeira suplência da coligação. Na manhã de hoje ele fez um agradecimento, por meio de sua assessoria, à sua militância e apoiadores pelo apoio recebido durante a campanha.
“Quero agradecer aos alagoanos e alagoanas que acreditaram na nossa candidatura a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores e dizer que, apesar de não termos atingido o percentual quantitativo de votos para ficar na titularidade do cargo, a votação que recebemos nos permitiu a primeira suplência da coligação”, observou.
Paulão obteve o total de 36.621 votos que, segundo ele, foram conquistados “com muita luta e desempenho da militância que nos acompanha, da nossa equipe e de apoiadores”.
O petista acrescenta que nessa eleição o partido do presidente Lula amplia sua bancada no parlamento estadual de dois para três deputados, fato que segundo observa fortalece a agremiação na Assembleia Legislativa Estadual (ALE), na próxima legislatura.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...