quarta-feira, 3 de novembro de 2010



Neab realiza V Seminário Negritude e Resistência

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB é um órgão suplementar da Universidade Federal de Alagoas voltado para estudos, a pesquisa e ação comunitária na área dos estudos sobre a temática negra e das ações afirmativas e pró das populações afro-descendentes, e estudos das civilizações africanas.

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros foi criado em 1981, vinculado ao gabinete do Reitor da Universidade Federal de Alagoas, para realizar estudos com o objetivo da implantação do Memorial Zumbi na Serra da Barriga. O surgimento do Núcleo aconteceu num momento que era efervescente as reivindicações dos movimentos negros no Brasil em busca de espaço na academia para produzir e difundir conhecimentos sobre a realidade do negro no Brasil, na ótica dos próprios negros.

O Núcleo possui um acervo bibliográfico e documental sobre a temática negra à disposição do público.

O professor Décio Freitas, um dos pioneiros dos novos estudos sobre a história do negro no Brasil, foi o primeiro diretor do Núcleo, nesta época conhecido como Centro de Estudos Afro-Brasileiros.

Entre os dias 24, 25 e 26 de Novembro, NEAB e UNAL, promoverão o “V Seminário de Negritude e Resistência”, coordenado pelo Professor Clébio Correia de Araújo.

O seminário negritude e resistência na sua 5ª edição, promovido pelo NEAB, tem como objetivo principal promover a interação entre Universidade e comunidade em geral, em específico com os representantes das comunidades remanescentes quilombola do município de Arapiraca, debatendo temas referentes a cultura negra como um todo através de palestras, mini-cursos, apresentações culturais, etc.

O evento contará com palestras, mini-cursos e apresentações culturais, dentre elas, o Maracatu Baque Alagoano, que encerrará o evento no dia 26/11/210 (Sexta-Feira) às 21h.

Fonte: Maracatu Baque Alagoano

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...