terça-feira, 9 de novembro de 2010

Deputados comparecem à ALE e apreciam projetos do governo

Olívia de Cássia – jornalista
(Texto e fotos)

Quando começou a chamada da sessão desta terça-feira, 9, parecia que não ia haver quorum suficiente para os trabalhos na Casa de Tavares Bastos, que contava com sete deputados. Mas quando o deputado Alberto Sextafeira estava quase no final da chamada,apareceram os deputados Marcos Barbosa (PPS) e Ricardo Nezinho (PTdoB) que salvaram o quorum para que o presidente Fernando Toledo (PSDB)desse por aberta a sessão.
Em seguida outros deputados chegaram dando um quorum de 14, que é o número suficiente para a aprovação de matérias no Parlamento estadual. O deputado Ricardo Nezinho (PTdoB) fez a leitura de duas atas de sessões anteriores, já que na semana passada faltou energia e a sessão que estava sendo conduzida pelo presidente Fernando Toledo (PSDB) teve que ser suspensa, por solicitação, na oportunidade, do deputado Antonio Albuquerque (PTdoB).
Albuquerque argumentou não ser possível a realização daquela sessão, já que não poderia ser registrada nos anais da Casa e estava contra o Regimento Interno do Poder Legislativo.
Na tarde de hoje, da mesma forma que não houve contestações para o conteúdo das atas que foram lidas, o presidente deu por aprovadas, por unanimidade.
O deputado Alberto Sextafeira (foto) anunciou a chegada de mensagens do governo que precisavam ser analisadas com certa urgência. Uma dessas mensagens é a que trata da transferência do governo para a cidade de Marechal Deodoro, no dia 15 próximo, data da proclamação da República.

CONSTRUÇÃO DE CASAS

Outra mensagem do Executivo que chegou à ALE foi sobre a construção de casas que foram destruídas nas enchentes do mês de junho e trata de imóveis declarados em situação de emergência. Também uma mensagem do Poder Judiciário foi lida na Casa e três solicitações de afastamento temporário de deputados, por meio de requerimento.
Um dos requerimentos foi apresentado pelo deputado Rui Palmeira (PSDB) solicitando afastamento por 15 dias para tratar de assuntos pessoais. O deputado Temóteo Correia (DEM) pediu 30 dias de licença para tratamento de saúde e o deputado Sérgio Toledo (PDT) para o período de 9 até o dia 30, também para tratamento de saúde.
Já o deputado Cícero Ferro (PMN) apresentou solicitação, por meio de requerimento, tornando de utilidade pública uma associação de idosos de Igaci e outra associação comunitária também do Sertão.

Gilvan Barros conclama Poderes para uma aliança pela paz

Na hora do Expediente, na Assembleia, momento em que acabou de ser feita a chamada e de serem lidas as atas das sessões anteriores, o deputado Gilvan Barros (PSDB) usou a tribuna da Casa para fazer agradecimentos pelos votos recebidos e fez um chamamento para que todos os partidos políticos desarmem os palanques.
“Queria fazer um chamamento para que os partidos desarmem os palanques e que haja uma conscientização de todos os segmentos. É preciso aproveitar o momento e fazer uma aliança pela paz”, observou o deputado.
Barros fez um apelo ao governador para fazer uma ampla aliança com o Judiciário, o Ministério Público “e dar as mãos no combate à violência no Estado”. Segundo ele, é necessário se fazer uma ação conjunta com todos os Poderes, Polícia Civil, Polícia Militar.
O parlamentar do partido do governador falou de segurança pública, disse que espera que “o Governo do Estado possa escolher um nome (para substituir Paulo Rubim na Secretaria de Segurança) que tenha autoridade e que não queira se promover na mídia.
O deputado Gilvan Barros finalizou o seu discurso dizendo que a Assembleia tem caminhado com o governo “para promover o desenvolvimento e é preciso avançar mais”. Segundo ele, a segurança “é um abacaxi para qualquer governo e no resultado das urnas ficou a lição de democracia, para eleitos e não-eleitos”.


Deputado Antonio Albuquerque espera que novo secretário seja preparado

O deputado Antonio Albuquerque (PTdoB) fez um aparte ao deputado Gilvan Barros e o parabenizou pelo discurso da tarde desta terça-feira. Segundo ele, é verdade que é preciso que a segurança pública melhore “e melhore muito”, pois argumentou que Alagoas está ocupando patamares gigantes de violência na região (Nordeste).
Nem Albuquerque nem Gilvan Barros tocaram no nome do secretário Paulo Rubim, mas nas entrelinhas fizeram críticas ao desempenho do chefe da Secretaria de Defesa Social do Estado. Albuquerque também disse que deseja que o novo secretário seja preparado, “sobretudo de forma moral”, pois a segurança, segundo ele, preocupa.
“Que exista o sentimento da relevância do cargo” e que ele (o secretário) não tenha êxitos “pirotécnicos para atender a interesses escusos no exercício da atividade”. O deputado também disse que espera que o governador Téo Vilela "não cometa os mesmos erros do primeiro mandato".
Terminada a hora do Expediente, o deputado Alberto Sextafeira pediu a suspensão da sessão, por meia hora, para que os deputados apreciassem e tomasse conhecimento do conteúdo das matérias que chegaram à Casa “do interesse da sociedade”. Essa foi a segunda sessão ordinária depois da leitura da Lei Orçamentária Anual (LOA) e ainda são necessárias mais oito para completar a tramitação legal para que seja finalmente aprovada na Casa até o fim do ano, quando também termina essa legislatura.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...