quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Discursos fortes marcaram sessão da ALE nesta quarta-feira



Olívia de Cássia – Repórter
(Texto e foto-arquivo)

Uma tarde marcada por fortes discursos na tribuna da Casa de Tavares Bastos marcou a sessão desta quarta-feira, 24 de novembro. Antes, quando se iniciou a sessão, às 15h30, nem parecia que ia dar quorum suficiente para que houvesse expediente na Assembleia.
Com apenas oito deputados no plenário, o deputado Jota Cavalcante (PDT), ocupando a primeira secretaria, iniciou a chamada, pausada e calmamente. Uma chamada arrastada para que desse tempo de os deputados chegarem e pudessem dar início aos trabalhos legislativos.
Enquanto isso, o presidente da Casa, Fernando Toledo (PSDB) recebia recados e ligações do seu celular. Certamente de deputados e assessores pedindo para que a chamada não fosse rápida para que desse tempo de chegarem ao plenário.
Mesmo depois do alerta dado pelo presidente, parece que os parlamentares alagoanos estão sem muita vontade de trabalhar: apenas cumprem tabela nesse fim de mandato na ALE. O deputado Ricardo Nezinho (PTdoB) salvou o quorum da sessão, logo que Jota Cavalcante ia chamar o último nome da lista (Temóteo Correia que está de licença médica).
Com essa sessão, faltam agora quatro para que a Lei Orçamentária Anual, que estima a receita e fixa as despesas do Estado de Alagoas para o exercício de 2011 seja debatida e aprovada pelos parlamentares.
Foram cerca de 12 pareceres das comissões da Casa que foram lidos pela Mesa e aprovados, sem restrição. O presidente Fernando Toledo apresentou requerimento justificando que nos dias 25 e 26 irá se ausentar da presidência porque vai participar de um encontro anual de presidentes das Assembleias do Brasil, em Salvador.
Os deputados nem prestavam atenção no que estava sendo lido e mais uma vez, por 14 x 0 (tinham 15 deputados mas na hora da votação dos pareceres o deputado Judson Cabrqal (PT) já tinha saído para participar de uma palestra agendada anteriormente) todos os pareceres foram aprovados. As conversas e articulações no plenário são visíveis. Tem deputado que até fica de costas para a presidência, mostrando que não estão muito interessados naquilo que aprovam.
Na Ordem do Dia constaram apenas a Lei Orçamentária para recebimento de emendas e um apelo ao superintendente da operadora Oi para instalação de orelhão no Assentamento Boa Esperança. O requerimento foi do deputado Artur Lira (PP) que não estava na sessão.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...