domingo, 7 de novembro de 2010

Festa da Consciência e outras ‘coisitas’ mais


Olívia de Cássia – jornalista

O município de União dos Palmares já deu início às comemorações do Dia da Consciência Negra, desde o dia 5 último. Este ano o visitante que chegar à Terra de Zumbi terá mais uma atração para visitar que é o Memorial Jorge de Lima, na Casa do Poeta, na Praça Basiliano Sarmento, que foi toda reformada. O prefeito Kil, o secretário de Cultura do município, Elson Davi e os palmarinos estão de parabéns.
Vi as fotos no blog A Terra da Liberdade e fiquei encantada com o trabalho de restauração que foi feito. Agora está faltando a conclusão da casa-museu de Maria Mariá, para que o turista que visite União e os palmarinos nativos tenham mais opções de lazer e cultura, além do Memorial na Serra da Barriga, que passa o ano todo sem atividade quase nenhuma.
Li também que o Memorial consegue retratar fielmente, por meio de vários painéis expositivos que reúnem textos e imagens, além da cronologia da vida e obras de Jorge, a vida pública e pessoal desse grande homem que foi médico, poeta, escritor e artista palmarino, considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira.
A inauguração do memorial deu a largada às comemorações da Festa da Consciência, além da II Caminhada "Respeitando as diferenças". É importante que essa iniciativa não estacione por aí. Essas atividades culturais no município bem que poderiam ser realizados durante o ano, como forma de atrair o turismo histórico para União, que também tem uma natureza privilegiada, apesar da enchente que aconteceu no dia 18 de junho, que deixou um rastro de destruição nas localidades ribeirinhas.
Muitos estudantes universitários ou secundaristas têm vontade e visitam a terrinha, mas reclamam da falta de opções e do pouco conhecimento das pessoas, ainda sobre Zumbi e sua importância para a história da resistência e liberdade do País. Nosso herói Zumbi é mais reverenciado e conhecido em outras partes do mundo do que em União dos Palmares.
Neste sábado, 6, estudantes de publicidade da Fits e professores fizeram uma visita à cidade, como parte de atividades de uma disciplina na faculdade. Por certo eles vão divulgar e relatar o que viram na faculdade e a impressão que tiveram da visita à nossa cidade. Essa impressão que levaram de União vai ser importante mais lá na frente, pois pode servir de divulgação da nossa terrinha para atrair mais visitantes.
A Fundação Palmares, oficialmente responsável pelas atividades do dia 20 de novembro, na Serra da Barriga, ainda não divulgou as atrações musicais que virão à cidade. A programação que foi divulgada nos blogs da cidade foi a da Prefeitura e da Uneal, que estará realizando entre os dias 17 e 19 de Novembro a 3ª edição da Semana de Consciência Negra.
No dia 14 de novembro, outra festa acontecerá na cidade durante todo o dia e já pode ser incluída no calendário turístico local. É o EPA, Encontro com Palmarinos Ausentes, que será realizado no prédio do antigo Santa Maria Madalena e será precedido de uma missa na Igreja Matriz de Santa Maria Madalena. Uma oportunidade de a gente rever amigos, conhecer outros que virão com eles, se confraternizar de forma sadia e matar a saudade dos amigos que moram longe.
Vi ainda no blog do Franco Maciel o comentário de que talvez o presidente Luiz Inácio Lula da Silva venha para a festa da Consciência Negra, no próximo dia 20. Será um marco histórico para o município se isso vier a acontecer. Lula já veio outras vezes por aqui. União já recebeu outras visitas de Lula, mas se ele vier agora, será a última como presidente do País, já que em janeiro a ex-ministra Dilma Rousseff assume a Presidência do nosso País.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...