quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Por falta de energia no Centro, deputados realizam sessão-relâmpago


Olívia de Cássia – jornalista
(Texto e fotos)

Depois de quase um mês sem realizar sessão na Casa de Tavares Bastos, os deputados realizaram uma sessão-relâmpago na tarde desta quarta-feira, 3, por conta da falta de energia no Centro de Maceió. A sessão começou com a participação de 15 deputados no plenário Tarcísio de Jesus, mas o local estava sem ventilação, sem claridade e era quase impossível a gente ouvir o que dizia o presidente da Casa, Fernando Toledo (PSDB), que chegou a abrir a sessão, foi feita a chamada e lidas matérias que se encontram pendentes de votação, a exemplo da que trata da carreira dos peritos forenses de Alagoas.
O deputado Antônio Albuquerque (PTdoB) pediu o adiamento da sessão, por conta da falta de energia. Com isso, devido ao forte calor que fazia no plenário – mesmo com o pessoal de apoio abrindo as janelas –, os deputados então decidiram se retirar. O principal argumento de Albuquerque foi o de que, sem energia, o telespectador da TV Assembleia (veiculada em canal de TV por assinatura) não teria como acompanhar a sessão ao vivo.
O deputado Judson Cabral (PT) reiterou o que disse Albuquerque e diante da grita dos deputados, o presidente resolveu interromper a sessão e observou que se a energia voltasse a sessão retomaria, mas isso não aconteceu. Enquanto aguardavam a volta da energia, os deputados aproveitaram para conversar com a imprensa. Antes de terminar a sessão o deputado Paulão chegou ao plenário.
Mais uma vez a galeria da Casa contou com a participação dos funcionários do TJ, que desde o primeiro turno das eleições tem comparecido à ALE para cobrar aprovação do Plano de Cargos e Carreira ( PCC) da categoria. A última sessão realizada no Poder Legislativo de Alagoas foi no dia 13 de outubro passado.
Segundo o presidente Fernando Toledo, o regimento interno da Casa ‘foi cumprido’. “Fizemos a leitura de algumas matérias para darmos celeridade ao trâmite das mesmas. Estamos trabalhando para retomar a normalidade da Casa, já que fomos prejudicados pelo período eleitoral, que consumiu bastante tempo de quase todos os colegas deputados. E hoje, sem energia, ficaria muito difícil realizar a sessão sem termos como conceder apartes aos discursos dos parlamentares”, observou Toledo.

PAULÃO

O deputado Paulo Fernando dos Santos - Paulão (PT), falou à imprensa sobre a expectativa acerca da renovação na Assembleia, em quase 50%, para a legislatura que se aproxima. Ele disse que vai aguardar a chegada dos deputados estaduais eleitos pelo PT – Marquinhos Madeira e Ronaldo do INSS –, para saber se ambos estarão de fato dispostos a seguir o posicionamento do partido, de oposição ao atual governo tucano, aliando ao deputado reeleito Judson Cabral (PT). Lider do PT na Casa de Tavares Bastos, Paulão se candidatou a uma vaga de deputado federal pelo seu partido, mas não se elegeu e ficou na primeira suplência.
Segundo ele, o governo deverá continuar a ter maioria no Legislativo, devido à ‘desigual’ correlação de forças. “Alguns deputados que fizeram campanha contrárias à reeleição de Teotonio Vilela poderão, quando assumirem, inverter o posicionamento. O deputado Luiz Dantas, por exemplo, apesar de ter sido eleito pelo PMDB, que apoiou Ronaldo Lessa, fez campanha para o atual governador”, finalizou.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...