terça-feira, 16 de novembro de 2010

A porteira da liberdade

Olívia de Cássia – jornalista
(Texto e fotos)

Meu irmão Petrúcio me levou num restaurante que eu não conhecia, em União dos Palmares, no sábado, véspera do II EPA, na BR-104, Km 25. O local tem ares bucólicos de fazenda e dá uma sensação de paz e tranquilidade. Não estou aqui fazendo nenhuma propaganda, para ganhar dinheiro com isso, apenas recomendo uma visita ao local porque é muito bonito de se ver e quem visita a chácara A Porteira tem vontade de voltar por lá.
Servindo uma deliciosa comida caseira, a exemplo do pirão de galinha e da carne de bode, o local pertence aos amigos Cida e Lucílio, que foi meu vizinho da Tavares Bastos. É daqueles lugares que você vai, se encanta e quer retornar de tão agradável que é.

No meu caso muito mais porque Lucílio resolveu tematizar o local com motivos afros e acrescentou peças de decoração que pertenceram ao antigo Engenho da Barriguda, de propriedade do meu tio Antônio Paes de Siqueira. Fiquei encantada e voltei à infância.
Revi a roldana e moenda da almanjara do engenho, onde eu, em cima de uma táboa, que servia de banquinho, tangia os bois do meu tio Antônio com uma vara, no sentido de que os animais caminhassem e a cana fosse moída. Também a prensa da casa de farinha ele fez um arranjo e serve de suporte para o telhado que se move de uma barraca.
Até o pilão de pisar o café torrado em casa está exposto na entrada da varanda da casa, igualzinho ao da minha avó Olívia. O tacho de cobre, a bomba de água artesanal e uma paisagem deslumbrante enfeitam o local. Redes armadas espalhadas em baixo das árvores dão uma vontade danada de tirar uma soneca por ali depois de uma comidinha caseira e uma cerveja esperta. Tudo aquilo respira os ares de fazenda e agrada aos olhos.

Quem chega tem um ritual a ser cumprido: primeiro toca um sino que tem na entrada e depois saboreia uma gostosa cachacinha Gabriela, que é oferecida de cortesia para quem aprecia o material. Várias palhoças estão espalhadas no terreno; o local dá a ideia de aconchego e dispõe de um chveirão com água de cacimba onde se pode tomar um banho delicioso, ou fazer uma pescaria artesanal no açude para pesca amadora.
O contato com a natureza, árvores frutíferas e o galo rei do galinheiro que desfila imponente pelo terreiro da chácara também são atrações à parte. Segundo Lucílio, a decoração ainda não está terminada. O restaurante começou a funcionar em 16 de novembro de 2003 e ele agora quer ampliar as fotos do antigo engenho para expor no local. Tomara que a minha tia Hermínia ache as fotos dos binóculos que o povo tirava por lá para doar a Lucílio.

6 comentários:

Gagacia disse...

Olívia adorei a dica, na próxima ida à União espero conhecer o local.
Sou fã de restaurante típico e Aconchegante!
Adoro bons restaurantes! kkkkkk
Bjussss

Anônimo disse...

Pense num lugar. Só saio de lá quente!!!!!

Petrucio Cerqueira disse...

Sou suspeito pra falar!!!!!!

Iremar Marinho disse...

Amigos conterrâneos Olívia e Petrúcio,
Parabéns pela dica de local bucólico da nossa querida União dos Palmares.
Faço o adendo de que a indicação tem significado familar, pois a Cida, esposa do Lucílio, é também minha prima,
filha de meu tio Mário, que morava em Murici e morou também em União.

Rafael Vasconcelos disse...

Olá a todos, não sei por quanto tempo ficará disponível, mas o site unifilmeproducoes.com.br produziu um programa "Alagoas é isso!" e um dos seus episódios foi dedicado ao Restaurante A Porteira. Foi exibido na TV Alagoas afiliada SBT, acredito que o Proprietário do site pode até fornecer este vídeo, a produção foi excelente. Um abraço a todos.

valeria valverde l. correia passos disse...

Cassinha, quando eu estiver pelas Alagoas ( em breve se Deus desejar) nao me furtarei a este passeio. Vamos ver se dessa vez na sua companhia pois ja estive por ai umas 10 vezes nos ultimos anos e vc eh a figurinha mais dificil do mundo kkkk Quando vier ao Rio de Janeiro tb prometo me esconder kkkkkkk
Valeria valverde correia Passos

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...