domingo, 26 de dezembro de 2010

O show de Roberto Carlos

Olivia de Cássia – jornalista
(Foto: Rafael Andrade/Folhapress)

Pela primeira vez, desde 1974, o Rei Roberto Carlos fez um show ao ar livre, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, ao vivo, no dia de Natal. Segundo os organizadores do show, a expectativa era de um milhão de pessoas, o jornal Folha de São Paulo publicou que foram cerca de 200 mil nas areias da praia mais bonita do mundo.

Após mais de duas horas de show, o cantor Roberto Carlos se despediu jogando rosas vermelhas para seu público, como faz sempre em seus eventos, cantando a música "Jesus Cristo" em ritmo de samba.

No último bloco ele também recebeu no palco a bateria da escola de samba Beija Flor de Nilópolis que fará uma homenagem ao rei no carnaval de 2011. Outros famosos cantaram como Bruno e Marrone e a banda Exalta Samba.

Tive que aguardar a novela das nove para ver o show, como faço há vários anos. Roberto faz parte da vida de todo mundo, em especial, nós que vivemos nossa adolescência e juventude em União dos Palmares, nas décadas de 70 e 80, onde acompanhávamos as notícias do lançamento de seus discos, com muita ansiedade.

O Rei nunca perde a majestade, apesar dos sinais do tempo. No show ele pareceu cansado. Às 22h15 (horário de Maceió) o evento começou a ser exibido na Globo, com muitos efeitos de luz neon e apresentação da jornalista Glória Maria. Roberto não cantou nenhuma música nova: todas foram do repertório antigo e que embalaram a vida de quase todos nós. Começou cantando “Como é grande o meu amor por você”.

De terno branco como é do seu gosto, lenço azul na lapela combinando com uma camisa azul por fora da calça, descontraído, ele reclamou de uma dor no joelho, brincou dizendo que depois dos 35 é perigoso andar de moto e cantou quase o tempo todo sentado. O rei agradeceu a presença dos fãs, os aplausos de acolhida e observou que era a primeira vez que estava ali.

Roberto fez um agradecimento especial ao prefeito do Rio, Eduardo Paes e disse que fazer o show na Praia de Copacabana no dia de Natal foi o seu maior presente. Cantou grande parte do tempo com a mão em cima da perna esquerda e deu para perceber que estava incomodado com a dor.

O Rei da Jovem Guarda emocionou mais uma vez os que amam seu repertório e que repetiam “Hei, hei, Roberto é nosso rei”. Disse que quando foi para o Rio de Janeiro o seu sonho era morar em Copacabana e que fica orgulhoso quando vai para fora do País que as pessoas dizem que Copacabana é a praia mais linda e cantou “Copacabana princesinha do mar”, seguida de “Eu te amo”.

No megashow de Roberto não faltaram sucessos de antigamente e gente famosa sendo entrevistada nas areias da praia: Luiza Brunê, a cantora Rosemary e outros tantos. O rei convidou a cantora sertaneja Paula Fernandes, que com sua bela voz cantou os sucessos da Jovem Guarda junto com ele, num tom intimista e sensual.

Fizeram um poup purri com “Eu sou terrível”, “Tudo isso que você meu bem me dá”, “Na paz do teu sorriso”, “Ciúmes de você e “Não quero ver você triste”, encerrando o primeiro bloco do show.

Em outro bloco, com um violão, Roberto cantou “Detalhes” sua música mais tocada na década de 70, quando as mocinhas de União iam paquerar na festa de Santa Maria Madalena e ofereciam a música para seus amores. Muitos romances foram embalados em minha terra pela música Detalhes e tantas outras do Rei, no serviço de Alto Falantes de Maurino Veras.

Antes de cantar Ledy Laura ele disse que sempre cantou a música com muita alegria, mas que hoje canta com muita saudade. A música ele fez para sua mãe, dona Laura. Roberto é generoso com artistas novos e ao chamar a dupla sertaneja Bruno e Marrone ao palco, brincou com eles e disse que quando era menino escutava eles já fazendo sucesso.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...