quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Toledo diz que é simpático ao aumento dos salários dos deputados

Olívia de Cássia – Repórter
(Texto e foto)

Em conversa com os jornalistas na tarde desta quarta-feira, 15, depois da sessão ordinária, o presidente da Assembleia Legislativa (ALE), Fernando Toledo (PSDB), disse que é ‘simpático ao aumento dos salários dos deputados estaduais. Ele observou que há quarto anos a Assembleia não implanta o aumento nos salários dos parlamentares, “porque não tinha aporte de caixa”. Toledo afirmou que este ano “é simpático ao aumento”, mas que vai discutir o assunto com o colegiado.

“Eu sou simpático ao aumento dos salários dos deputados, mas ainda vou discutir o assunto com o colegiado. Há quatro anos que a Casa não aplica o reajuste, porque não tinha aporte de caixa”, explicou o presidente da Casa de Tavares Bastos.

A reportagem do blog apurou que o salário de um deputado estadual equivale a 75% do que recebe um deputado federal; quando acontece aprovação dos salários da Câmara Federal, automaticamente, os deputados estaduais têm direito ao reajuste: é o efeito cascata.

A Constituição do país garante que os deputados estaduais devem ter subsídios equivalentes aos dos deputados federais, que aprovaram aumento dos seus salários na tarde desta quarta-feira, 15, na Câmara Federal. Em Alagoas, atualmente, cada parlamentar recebe, oficialmente, R$ 9.035,10. Caso o aumento seja aplicado por aqui, o salário na Casa passará a R$ 20.042. Mas para que os deputados aumentem os seus salários, vão ter de aprovar projeto no plenário da Casa.

ORÇAMENTO

O presidente da Casa, Fernando Toledo (PSDB) também disse na tarde de ontem que a aprovação do orçamento da Assembleia está dependendo do relatório com o parecer da Comissão de Orçamento e Finanças da Casa e de uma conversa que ele vai ter com o governador Teotonio Vilela (PSDB).

O projeto orçamentário financeiro está sendo analisado na Comissão de Orçamento da Casa. “A Comissão ainda não deu prazos para emitir os pareceres sobre a matéria, mas vamos fazer um esforço para realizar a votação na próxima semana”, disse Toledo.
Segundo ele, independente da LOA, havendo entendimento de liderança, outros projetos podem ser votados.

A aprovação da LOA tem que obedecer prazos: regimentalmente a Casa daria seu recesso nessa quarta, mas como ainda falta votar o orçamento para o exercício de 2011, o presidente observou que vai conversar com os integrantes da Comissão (de Orçamento), “no sentido de agilizar o parecer” e a ALE possa votar a matéria antes do Natal. “À presidência da Casa cabe apenas trazer para o plenário o parecer da Comissão, na semana que vem, antes do Natal”, disse o presidente.

Um comentário:

Gagacia disse...

Quem por acaso acha que ele ou eles não iriam ser simpáticos....rsrsrs, só rindo pra não chorar, parece piada. Os servidores públicos estaduais ativos e inativos já ultrapassa 5 anos que ninguém tem um reajuste salarial, o último foi no governo de Ronaldo Lessa, e pelo jeito, esse governo não está preocupado se o funcionalismo come ou deixa de comer. Bjusss Olívia

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...