quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Unicef lança campanha contra o racismo na Serra da Barriga

Fotos de Olívia de Cássia


(*) Olívia de Cássia - jornalista

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lança amanhã, 3 de dezembro, no platô da Serra da Barriga, em União dos Palmares, a partir das 9 horas, a campanha nacional “Por uma infância sem racismo”, em parceria com várias instituições.

Segundo a assessoria da entidade, por meio de texto distribuído à imprensa, cerca de 200 crianças oriundas de comunidades quilombolas, indígenas, ciganas e que residem em áreas de vulnerabilidade social visitarão o local onde se formou o maior quilombo da resistência negra e de luta por liberdade e justiça social.

Essas crianças “participarão de um cortejo étnico e terão a oportunidade de ouvir a contação de história sobre o herói negro Zumbi e a importância do Quilombo, além de assistir e protagonizar várias apresentações culturais”, diz o texto.

Na solenidade, constará também uma coletiva de imprensa com a participação de Salvador Soler Lostao, coordenador do Unicef no Escritório Zonal do Recife e Helena Oliveira Silva do Unicef-Brasília, que discutirão os dados do Estado relativos ao tema e esclarecerão as principais dúvidas sobre a campanha. No encerramento do evento, todos os participantes se dirigirão ao centro do Parque para executar um abraço simbólico na Serra da Barriga.

MEDALHAS

Na foto, o deputado Judson Cabral com o jornalista e radialista Fernando Palmeira



Também nesta sexta-feira, a Assembleia Legislativa de Alagoas realiza uma sessão pública para a concessão de medalhas. Por iniciativa do deputado Judson Cabral (PT) irá conceder a Comenda Zumbi dos Palmares ao ministro da Igualdade Racial Elói Ferreira de Araújo, ao embaixador de Cabo Verde no Brasil, Daniel Pereira e ao ator Milton Gonçalves. A sessão solene para a entrega da comenda ocorrerá no plenário da Casa de Tavares Bastos, a partir das 15h.

De autoria do ex-deputado Cícero Amélio, a honraria é conferida a personalidade que tenha, por qualquer meio ou iniciativa, prestado relevantes serviços em prol da preservação ou desenvolvimento da história, das artes e cultura de Alagoas. A comenda é concedida uma vez por ano, durante o mês de novembro. (Com informações complementares do Portal Cada Minuto e do blog A Terra da Liberdade)

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...