quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Alagoas violenta

Olívia de Cássia – jornalista

Uma pesquisa divulgada hoje aponta Alagoas como um dos estados mais violentos do País. Todo fim de semana a média é de 15 a 20 assassinatos, quase todos por motivo de envolvimento com drogas em nosso Estado.

Segundo a pesquisa, divulgada no Mapa da Violência, Alagoas lidera o ranking dos estados onde mais se mata no país. De acordo com o Ministério da Justiça, houve um aumento de 177,2% no número de homicídios, aumento registrado de 1998 até 2008.

Maceió aparece no mapa como a cidade mais violeta do país, onde são registrados 107,1 homicídios para cada 100 mil habitantes, registrando um aumento exorbitante de 222% no número de homicídios em Alagoas. Em termos populacionais no Estado, Maceió não é a cidade que concentra a maior proporção de assassinatos, mas aparece na 8ª posição.

No interior a situação não é muito diferente: todos os dias são noticiados casos e mais casos de assassinatos por motivos fúteis. A cidade do Pilar, distante 42 km da capital Maceió, registra atualmente um número de 110 homicídios para cada 100 mil habitantes, ficando na quinta posição. Já o município de Arapiraca, localizado na Região Agreste, aparece na 20ª posição, com taxa de 92,6 homicídios.

O Mapa da Violência indica que os jovens são as maiores vítimas, têm entre 15 a 24 anos e são os que mais estão sendo assassinados. Em toda Alagoas, a cada 100 mil habitantes, 125,3 jovens são assassinados. Somente em Maceió, esse número sobe para 251,4 homicídios para a mesma proporção de habitantes. Tornando assim, o estado mais violento do Brasil e Maceió a capital líder na violência nacional.

Segundo a pesquisa, enquanto a pobreza na região Nordeste vem diminuindo, a taxa de homicídios vem crescendo gradativamente. Estados como Alagoas e Bahia apareciam na parte de baixo do ranking da violência e agora ocupam as primeiras posições.

Os especialistas são unânimes em afirmar que os motivos das mortes são bem parecidos: endividamento por conta de droga e consumo exagerado delas, principalmente o crack que já se alastrou pelo interior.

No apanhado geral dos homicídios, o Paraíso das Águas só perdeu para Salvador. A notícia coloca o Estado, de novo, nas manchetes negativas dos grandes jornais. Apesar de as pesquisas mostrarem que a qualidade de vida melhorou nas camadas menos favorecidas da sociedade, isso não impediu que a violência tivesse um alto índice de crescimento.

De autoria do sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, diretor de Pesquisa do Instituto Sangari, o estudo produz uma radiografia da violência em todos os 5.564 municípios brasileiros, com base em dados do Ministério da Saúde. Por morte violenta são considerados os casos de homicídio, acidentes de transporte e suicídio.

Um comentário:

Gagacia disse...

Oi Olívia, para mim esta pesquisa não é nenhuma surpresa, com o descaso que está nosso estado e a SEGURANÇA PÚBLICA, não podemos esperar outra coisa. É assim que saímos nas manchetes e como Alagoas é conhecida. Parabéns, bjusssss

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...