segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Humildade não é submissão

Olívia de Cássia – jornalista

Humildade não quer dizer submissão; ser humilde é um ato de inteligência. Tem muita gente por aí precisando ‘baixar a bola’ e colocar o pé no chão. A gente leva tanta bordoada na vida, que se não aprende com isso, fica mais difícil viver.

Às vezes a gente vive feito mula empacada. Quando coloca uma ideia e um pensamento na cabeça não tem quem convença do contrário. Essa estratégia em alguns casos dá certo; outras não.

Com o tempo vamos aprendendo que o outro lado deve ser ouvido; há sempre dois lados da mesma moeda e esse é o princípio do jornalismo, mesmo que um desses lados pese mais em se tratando de credibilidade. Mas é sempre recomendável que a gente procure se inteirar da situação para não ser injusto com o outro.

Já fui personagem de uma história assim e vejo como é incômoda essa postura. A vida nos ensina, mesmo que da forma mais dolorida e inusitada. Muitas vezes quando percebemos o equívoco cometido, já não dá mais para reparar a situação. A vaca já foi pro brejo ou o leite já foi derramado.

E quando isso acontece, de percebermos bem mais tarde o erro que cometemos, muitas vezes entramos em parafuso, sem saber como agir diante do erro cometido. Nessas horas é sempre bom fazer um exame de consciência e procurar reconhecer a falha e pedir desculpas; é sempre muito salutar e honesto.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...