quinta-feira, 31 de março de 2011

Bancada federal se reúne com a imprensa para comemorar Dia do Jornalista

Deputados e senadores prometem votar nas PECs que resgatam a exigência do diploma em jornalismo

Fonte: Sindjornal

A bancada federal de Alagoas participa na próxima segunda-feira, dia 4, de um café da manhã com a imprensa, para comemorar o Dia do Jornalista e discutir assuntos de interesse da classe. Na pauta do encontro, marcado para 8 horas, no Hotel Ponta Verde, estão as Propostas de Emenda Constitucionais 33/09 e 386/09, da Câmara e do Senado, que restabelecem a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista.

As PECs já passaram pelas comissões técnicas das duas Casas e esperam por votação em plenário desde o ano passado. Na legislatura anterior, inúmeros parlamentares declararam voto favorável à matéria, mas com a renovação de parte da bancada nas eleições, o trabalho de convencimento está sendo refeito. A PEC em fase mais adiantada é a do Senado, que tem o apoio dos senadores Renan Calheiros (PMDB) e Benedito de Lira (PP).

O café da manhã com a bancada federal está sendo organizado pelo Sindicato dos Jornalistas. O dia 4 foi escolhido por não haver sessão plenária na Câmara e no Senado. A mesma mobilização está sendo realizada em outros estados e, na capital federal pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Manifestações foram programadas em Brasília para o próximo dia 7, quando será relançada na Câmara Federal a Frente Parlamentar em Defesa do Diploma de Jornalista.

Paralelo às mobilizações com deputados federais e senadores, os jornalistas de Alagoas buscam derrubar na Assembléia Legislativa o veto do governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) ao projeto de lei que exige diploma de nível superior nas contratações de jornalistas para o Estado. De autoria do deputado Judson Cabral (PT), a matéria foi aprovada por unanimidade no final do ano passado. Vários estados e municípios, incluindo Maceió, já votaram e sancionaram leis semelhantes.

O veto do governador ao projeto encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça da ALE, devendo ir para votação em plenário na próxima semana. Diversos deputados, do governo e da oposição, adiantaram ao Sindicato dos jornalistas que vão votar pela derrubada do veto.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...