quinta-feira, 10 de março de 2011

E depois do Carnaval ...

Olívia de Cássia – jornalista

Terminou o período carnavalesco e o saldo de violência do período já é avaliado como um dos maiores dos últimos tempos. Mais de 30 pessoas foram assassinadas no Estado e Maceió lidera esse ranking. Um resultado assustador e que merece uma reflexão por parte das autoridades responsáveis pelo setor de segurança em Alagoas.

Ontem foram encontrados dois corpos de duas moças (uma de 14 e outra de 19 anos) num terreno da cidade universitária. Jovens que estavam desaparecidas há cerca de 26 dias, segundo o que foi divulgado, o que vai dificultar ainda mais o exame de necropsia. Violência que apavora, contra mulheres, jovens e crianças e que se alastra como um câncer.

Os relatos feitos nos últimos tempos revelam que a maior parte desses atos de violência e assassinatos é por conta de dívidas com o tráfico de drogas, consumo exagerado de substâncias entorpecentes, taras sexuais, alcoolismo, crimes passionais e violência no trânsito. Males da sociedade moderna que precisam ser detidos de alguma forma.

Podemos dizer que na prática o novo ano começa agora no País, vida que segue. É chegada a hora da retomada das atividades, dos projetos e ações no Estado e uma dessas atitudes a serem tomadas é um plano para a segurança, imediatamente, creio eu. É urgente que alguma coisa seja feita para contornar esses problemas que só elevam nossa Alagoas aos patamares mais negativos das estatísticas policiais.

Na Assembleia Legislativa, a partir desta quinta-feira, começa a disputa dos deputados pela lideranças das comissões permanentes da Casa. Na prática a briga já começou tem um tempinho, é só ter observado as últimas sessões na ALE. A briga maior dos parlamentares agora é pelas principais comissões , aquelas que dão mais poder de mando, influência ou mexem com finanças.

O governo, por seu lado, ainda não indicou um líder na Casa de Tavares Bastos e deve fazê-lo nos próximos dias. Deve indicar algum deputado da sua base aliada para alguma secretaria, para, segundo o que se comenta, devolver o mandato a Alberto Sextafeira (PSB), que ficou na suplência na última eleição e que exerceu esse papel na legislatura passada.

Afinal de contas, com um líder no parlamento o Executivo terá mais facilidade de barganha e convencimento nas votações de seus projetos. Mas enquanto não aponta o seu líder, a oposição se fortalece. Já deu para perceber, nas primeiras sessões do ano, que os deputados oposicionistas (PT, PMDB e parte do PDT) estão com toda a vontade de mostrar serviço, principalmente os novatos na Casa.

E por falar em novatos, mesmo os da situação querem mostrar que não estão ali só para assistir as sessões e complementarem o quorum mínimo. Todo dia tem pronunciamento, requerimentos e proposições a serem apresentados na hora do expediente ou das explicações pessoais.

Alguns aproveitam para fazer discursos longos, propostas inusitadas, falas que provocam apartes e intervenções que se prolongam por quase toda a sessão. Desses novos parlamentares, ainda não fizeram o uso da fala os deputados Marquinhos Madeira (PT), Arnon Amélio e Severino Pessoa (PPS).

Não deu para avaliar ainda se por inexperiência ou por falta de propostas mesmo. A deputadas Thaíse Guedes (PSC)não tem comparecido ao plenário da ALE porque o elevador para portadores de necessidades especiais ainda não foi feita a manuteção e está quebrado.

Um comentário:

Kandinskymusik disse...

Chegamos a um ponto que não precisamos mais de segurança - ou vivermos de/em segurança -, e sim, precisamos de educação sobre-humana! Uma das coisas mais lindas no livro O Principe, de Maquiavel, é quando ele diz que a maldade só exister pelo simples motivo de nos sentirmos atraídos pela mesma! Pelo simples motivo de aceitarmos a maldade como um mero complemento da nossa vida...Equela coisa que se encontra me Filosofia Oriental ( O bem, o mal, o branco e o negro, a vida e a morte...etc...). Matar por ódio, vingaça e inveja, hoje em dia, é o mesmo que matar por paixão....Ainda, minha querida amiga, vivemos na Época das Trevas,e Iluminismo algum dará jeito! Adeus Alagoasssssss!

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...