terça-feira, 8 de março de 2011

O que temos a comemorar no 8 de março ...


Olívia de Cássia – jornalista

Hoje, 8 de março, terça-feira de Carnaval, comemora-se em todo o mundo o Dia Internacional da Mulher. Uma data que foi institucionalizada depois de muitas lutas, sofrimentos e mortes de mulheres trabalhadoras e que deve ser comemorada por todos nós que lutamos por liberdade, por uma sociedade mais justa, mais fraterna e por dias melhores.

Nos dias atuais além da conquista da data, as mulheres e os homens também têm a comemorar a aprovação da Lei Maria da Penha, que objetiva penas mais duras para seus agressores. Antes dessa lei as penas para os agressores eram mais brandas e até tolas como a doação de cestas básicas.

A violência contra a mulher, na maioria das vezes, acontece dentro da própria casa, cometida pelos companheiros, familiares e até pelos pais. Ainda hoje tem muito assassino impune pelas ruas ou escondidos em fazendas de nosso Estado e isso precisa acabar.

A Lei Maria da Penha foi sancionada pelo ex-presidente Lula e é uma homenagem justa a essa mulher que deu o nome à lei e que só conseguiu justiça por ter ficado paraplégica depois de um tiro que levou do marido, quando conseguir escrever um livro contando sua própria história.

O ex-marido de Maria da Penha negou que tivesse sido ele o autor do disparo, foi condenado à prisão por dez anos, mas só cumpriu dois deles. Inconformada com a atitude do juiz que deu liberdade a seu agressor, ela começou uma luta incansável que foi terminar no Congresso Nacional e que culminou com a aprovação da lei que tem o seu nome.

Uma mulher que merece todo o nosso respeito e toda a nossa admiração. Mas infelizmente, nem todas as mulheres têm a comemorar no dia de hoje. Nesse Carnaval, na Barra de São Miguel, pelo menos uma jovem que não vamos revelar o nome para preservá-la do constrangimento, foi estuprada por um animal que, além de violentá-la mordeu todo o seu corpo.

O crime aconteceu entre a noite de ontem e a madrugada de hoje e felizmente o agressor está preso. É preciso que a Justiça não dê liberdade a esse animal e a tantos outros espalhados nesse País e em nosso Estado. É preciso punir severamente, é importante que os fatos sejam denunciados e não fiquem escondidos no silêncio de suas vítimas, por medo ou por vergonha.

Um homem que se comporta dessa forma com uma mulher não merece viver em sociedade, é um perigo para todos. Quem tem filha, sobrinhas ou parentes sabe da importância da Lei Maria da Penha para a sociedade. A Justiça não pode facilitar dando flexibilidade a essas bestas humanas, para que elas tenham liberdade e tornem a fazer tudo de novo.

Está provado por A mais B que quem comete violência contra a mulher uma vez, torna a repetir e não é de bom alvitre que a Justiça conceda com tanta benevolência, a pedido de advogados, a soltura desses miseráveis.

Que a lei sancionada pelo ex-presidente Lula seja uma arma de defesa para todos nós e que seja aplicada com severidade, sempre que for necessário. Salve o 8 de Março e viva Maria da Penha!

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...