quarta-feira, 16 de março de 2011

Sessão de ontem teve presença de 26 deputados

Como sempre faz, Temóteo fez criticas ao governao federal

Olívia de Cássia – jornalista
(Texto e foto)

A primeira sessão da semana na Assembleia Legislativa foi a que teve o maior número de deputados presentes 26 ao todo compareceram, faltou apenas o deputado Marcelo Vitor (PTB), que segundo comenta-se está nos Estados Unidos, mas a interrupção para a divulgação e discussão das comissões na Casa, não aconteceu, como estava sendo esperado.

O presidente Fernando Toledo (PSDB) havia se comprometido em nomear os representantes das comissões temáticas ainda na segunda-feira (14), mas nada foi feito.

O deputado Inácio Loiola usou a tribuna para fazer um discurso sobre o turismo no Estado e reclamou que a próxima novela da Globo terá parte filmada em território alagoano, no, mas o Estado de Sergipe está divulgando como parte de seu território as filmagens.

Disse que Alagoas tem um potencial muito maior a ser explorado e criticou a Secretaria de Turismo dizendo que ela ‘não foi capaz de vender o potencial do Estado’.

Já o deputado Temóteo Correia fez críticas ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, alegando que “não foi a postura aguardada pelo povo alagoano. Logicamente que se faz necessário a construção e elaboração de um projeto pra combater a violência em Alagoas”, observou o deputado, destacando ainda que ninguém do Estado de Alagoas irá a Brasília com um ‘sacola’ pedindo ajuda pra combater o crime.

Na sua vinda a Alagoas, o Ministro da Justiça defendeu que o Governo Federal só irá realizar o repasse dos recursos mediante projetos que mostrem vontade e disponibilidade do governo Téo em combater o crime, no que foi duramente criticado por Temóteo, que também aproveitou a oportunidade para atacar a presidenta Dilma Roussef.

Ele afirmou que Dilma foi a Bahia e agradeceu a votação que teve, mas nunca veio a Alagoas em nome dos votos que obteve. "A Dilma liberou mais de R$ 1 bilhão para obras naquele estado, e os alagoanos?", indagou Correia.

Correia destacou também que o ministro deveria ter dito, durante sua passagem por Alagoas, que veio para "pagar um débito" pela expressiva votação obtida por Dilma. "O ministro disse ora, embora, no entanto, quando deveria ter afirmado que a Dilma tem uma dívida com Alagoas".

O deputado Ronaldo Medeiros, líder do PT na Casa, aparteou o deputado do Democratas e lembrou que o Governo do Estado tem dito em suas falas, inclusive na ALE, que o governo federal enviou recursos para o Estado e que Alagoas está sendo privilegiada.

“Precisamos é de projetos. A onda de violência não é uma causa e não uma conseqüência da falta de políticas públicas.

O deputado Judson Cabral (PT) criticou o presidente Fernando Toledo por ter deixado que o deputado Jerferson Morais (DEM) falasse por 35 minutos, sendo interrompido apenas pelos apartes dos deputados.

Judson disse que foi um ato de covardia o presidente ter saído sem ouvir as críticas que tinha a fazer. Judson falou também das alterações no Plano Plurianual (PPA) que entrou na ordem do dia.

"Percebo que aprovar a modificação do PPA é aprovar também uma suplementação de crédito embutida pelo governo do Estado. Então nós, deputados, estaremos suplementando mais créditos de um projeto que entrou nessa Casa no Orçamento passado. O tema é complexo e merece mais esclarecimento. Ou então aprovaremos uma mensagem para servir de outra forma", disse Cabral.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...