segunda-feira, 4 de abril de 2011

Bancada federal de Alagoas reafirma apoio ao diploma de jornalista

Deputados estaduais também prometem derrubar veto de Téo Vilela a exigência do diploma


Deputados da bancada federal de Alagoas se reuniram com jornalistas nesta segunda-feira, para reafirmar o apoio às PECs 386/09 e 33/09, da Câmara e do Senado, que restabelecem a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista.

O Encontro aconteceu durante café da manhã com a imprensa, organizado pelo Sindicato dos Jornalistas no Hotel Ponta Verde. Na oportunidade, os parlamentares também se congratularam com os profissionais pela passagem do Dia do Jornalista, que ocorre na quinta-feira, dia 7 de abril.

Ao reafirmarem que são favoráveis às PECs, os parlamentares prometeram se empenhar para agilizar a tramitação das matérias e colocá-las na ordem do dia da Câmara e do Senado.

Alguns deputados que não participaram da legislatura anterior, quando a PEC 386/09 foi apresentada na Câmara e aprovada na Comissão de Constituição e Justiça, também anunciaram voto favorável à Proposta, comprometendo-se a integrar a Frente Parlamentar de Defesa do Diploma de Jornalista.

Eles fizeram um apelo para que a bancada de Alagoas – deputados e senadores – vote unida em torno da matéria.

O café da manhã com a bancada federal de Alagoas também teve a participação de deputados estaduais, que aprovaram no final de 2010 um projeto de lei exigindo diploma para a contratação de jornalistas no Estado.

Diversos parlamentares, inclusive da bancada governista, prometeram derrubar o veto do governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) à matéria, como aconteceu no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Alguns deputados federais, senadores e deputados estaduais não compareceram ao café da manhã em Maceió devido a outros compromissos inadiáveis, inclusive em Brasília, mas também manifestaram apoio às PECs e à luta dos jornalistas.

Entre eles estão os senadores Renan Calheiros (PMDB) e Benedito de Lira (PP), que há cerca de dez dias receberam diretores do Sindicato e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) em Brasília.

Da bancada de nove deputados federais de Alagoas, estiveram no do café da manhã nesta segunda-feira: Joaquim Beltrão (PMDB), Rosinha da Adefal (PTdoB), Givaldo Carimbão (PSB) e Rui Palmeira (PSDB).

Os deputados Arthur Lira (PP), Célia Rocha (PTB), Maurício Quintella (PR) e Renan Filho (PMDB), apesar de ausentes, já se manifestaram favoráveis às PECs.

Os deputados estaduais presentes foram Judson Cabral (PT), João Henrique Caldas (PTN), Inácio Loiola (PSDB), Marquinhos Madeira (PT) e Ronaldo Medeiros (PT). Outros que não compareceram também prometeram derrubar o veto do governador ao projeto que exige diploma na contratação de jornalistas para o Estado.

O café da manhã contou ainda com o apoio de empresários alagoanos. Um dos que se declarou favorável às PECs e ao projeto de lei da Assembléia Legislativa foi Mauro Vasconcelos, que atua na indústria hoteleira e no setor do turismo.

Mobilização semelhante a de Alagoas está ocorrendo em outros estados e na capital federal, organizada pelos sindicatos e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Manifestações foram programadas em Brasília para a próxima quinta-feira, dia 7, quando será relançada na Câmara a Frente Parlamentar em Defesa do Diploma de Jornalista.

Fonte: Sindjornal
Foto: Élida Raquel

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...