quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dia de festa

Olívia de Cássia – jornalista

Neste domingo é dia de festa para todos os trabalhadores: é feriado em homenagem ao Dia do Trabalhador, uma data pautada de significados e que será comemorada com diversas manifestações, na orla da Jatiúca e Ponta Verde, onde ocorrerão todos os eventos, na capital alagoana. Aqui, entidades ligadas aos trabalhadores brasileiros já se preparam para comemorar a data.

No geral, ao longo dos séculos, muitas conquistas foram conseguidas pelos trabalhadores, mas há de se reconhecer que ainda falta muito para as condições ideais de trabalho e salários dignos.

Em anos atrás esse dia era de muitas manifestações, discursos e protestos de muitas categorias e tinha um significado político marcante. A orla da Pajuçara ficava lotada e a festa só terminava à noite.

Este ano, em Maceió, segundo a Central Única dos Trabalhadores – CUT, a manifestação terá a presença de milhares de pessoas representando categorias diversas, em especial os servidores públicos estaduais, que estão em campanha salarial e decretando movimentos grevistas.

Segundo os sindicalistas, o clima entre eles é de profunda revolta, devido ao reajuste de 5,9%, parcelado em duas vezes, apresentado pelo governo, “após quatros anos de salários congelados”.

Os servidores também reclamam da postura da Justiça Alagoana de reprimir os movimentos reivindicatórios, como o do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinteal), que foi proibido de fazer greve sob pena de pagar uma multa de R$ 10 mil ao dia.

Para a direção da CUT, que organiza as atividades deste domingo, as manifestações podem culminar em uma greve geral dos servidores do Estado. A entidade está convocando todas as demais categorias para apoiarem o funcionalismo.

Sindicatos como o dos Bancários, Sinteal, Sindpol, Sidprev e outros devem participar das atividades com bandeiras e reivindicações específicas de cada categoria.

A concentração será no Posto Sete (Jatiúca), a partir das 9 horas e depois haverá caminhada, com trio elétrico e banda, até a praia de Ponta Verde. Em seguida será realizado um ato público em frente ao Alagoas Iate Clube (antigo Alagoinhas).

Outro evento do 1º de Maio é a V Corrida do Trabalhador. Ela acontece paralelamente às atividades de mobilização, com as pessoas que se inscreveram para a prova.

Segundo os historiadores, no Brasil, o 1º de maio é feriado desde 1925, quando o presidente Artur Bernardes baixou um decreto instituindo a data como feriado nacional, mas a primeira celebração desse dia de que se tem registro ocorreu em Santos, em 1895, por iniciativa do Centro Socialista.

Era costume no País que os governos anunciassem neste dia conquistas para os trabalhadores como o aumento do salário mínimo. Outro ponto muito importante atribuído ao Dia do Trabalhador foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, em 1º de maio de 1943.

Nos oito anos do governo Lula os trabalhadores brasileiros tiveram muito a comemorar: entre as inúmeras conquistas, enumera-se a redução do desemprego e o aumento do poder de compra do salário mínimo, acentuado agora nos primeiros meses do governo da presidenta Dilma Roussef.

Segundo os especialistas, os primeiros dias do governo Dilma foram marcados por sinais claros de mudança de atitude da presidente em relação ao governo anterior, principalmente na agência da política internacional.

Muitos setores da oposição esperavam que Dilma fosse governar na sombra do ex-presidente Lula e que não teria identidade própria. Enganaram-se e reconhecem que ela tem sua maneira de governar e vem mostrando que segue os princípios do governo Lula e de seu partido, mas que tem seu modo de comandar o País. Salve o Dia do Trabalhador!

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...