quarta-feira, 13 de abril de 2011

A semana na ALE

Olívia de Cássia - jornalista
(Texto e foto)

A semana legislativa na Casa de Tavares Bastos começou ontem sem votação e com algumas falas polêmicas. Na tarde de hoje o tema foi o prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP), que ultimamente está na berlinda sendo alvo de muitas críticas na imprensa, desde que foi iniciado o debate na Câmara de Vereadores a questão do Lixão.

O deputado estadual Dudu Holanda (PMN) usou a tribuna da Assembleia hoje para fazer alguns questionamentos sobre segurança pública e aproveitou para ‘elogiar e exaltar’ Almeida.

Holanda relatou que Cícero Almeida foi o melhor prefeito que Maceió poderia desejar e por onde se olha, na capital, se observa melhoria.

“A gestão do prefeito Cícero foi a melhor para a população de Maceió, não há como questionar, desde da época da Câmara de Maceió tenho consciência deste grande feito”, observou.

Já o deputado Jeferson Moraes (DEM), que defendeu a extinção do Conselho de Segurança na sessão de ontem e tem sido um crítico sobre a questão da segurança no Estado, reforçou as declarações de Holanda e aproveitou, ainda, para relatar que o ‘momento’ difícil de Almeida irá passar.

“Ser criticado é completamente normal e o prefeito Cícero Almeida, com certeza, é um bom gestor para a cidade de Maceió. Ele fez muita coisa por Maceió”, disse Moraes.

JUDSON CABRAL

O deputado Judson Cabral (PT) usou a tribuna da Casa de Tavares Bastos na tarde desta quarta-feira, para destacar ter recebido representantes do Fórum em Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), que lhe externaram a preocupação para com a possibilidade de privatização por meio do projeto de Organizações Sociais de Saúde (OSS).

“Trata-se de uma política de privatização disfarçada de investimento no setor”, alertou o petista, lembrando ainda a importância de projeto de sua autoria e que versa sobre a criação de programa de prevenção dos distúrbios vocais para professores da rede estadual.

MEDEIROS

Já o deputado Ronaldo Medeiros (PT) protocolou ontem um projeto de lei que vai garantir a gratuidade da passagem em ônibus intermunicipais, no âmbito de Alagoas, para idosos a partir de 60 anos de idade.

Segundo ele, o projeto de lei “vem corrigir a lacuna da Lei Federal (Estatuto do Idoso), que não garante esse direito para os usuários de transportes intermunicipais, se restringindo aos maiores de 65 anos que usam o transporte interestadual”.

Além disso, o petista argumenta que essa lei vai beneficiar mais de 300 mil pessoas já que segundo os últimos dados do IBGE, a população com idade maior de 60 anos representa 321 mil pessoas, ou seja, 10 % dos Alagoanos são idosos.

“Destes, 24,9% ganha até ½ salário mínimo, 49,76% ganha entre ½ e um salário mínimo, 15,2% ganha entre um a dois salários mínimos e apenas 8% ganham mais que dois salários mínimos”, observa o petista.

HISTÓRICO

A Lei prevê que nos ônibus intermunicipais, sejam reservados 10% dos assentos para os idosos, e se o número exceder seja concedido um desconto de 50% no valor da passagem para os demais, devidamente identificados, que deverão apresentar documentos que comprovem a idade, bem como que sua renda seja igual ou inferior a dois salários mínimos.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...