sexta-feira, 6 de maio de 2011

Piso e salários dos jornalistas terão reajuste de 6,3%

Fonte: Sindjornal


O IBGE divulgou nesta sexta-feira o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do mês de abril, que ficou em 0,72%. Com isso, a inflação acumulada nos últimos doze meses somou 6,3%. Este será o índice a ser aplicado pelas empresas de comunicação no piso salarial dos jornalistas, bem como nos salários dos profissionais que recebem acima do piso.

O novo piso da categoria passa a ser R$ 2.324,05 já a partir deste mês. Na próxima semana, o Sindicato enviará ofício a diversas empresas e instituições para que o reajuste seja aplicado também nas assessorias de comunicação.

A reposição integral da inflação foi negociada no mês passado entre o Sindjornal e os representantes da classe patronal. Os termos do acordo foram discutidos e aprovados em assembléia geral dos jornalistas. Além do reajuste salarial, foi acertado um reajuste de 7% sobre o valor das diárias, e outro de 7,2% sobre o valor do auxílio-creche.

Com o reajuste aplicado a partir deste mês, o piso salarial dos jornalistas de Alagoas continua sendo o maior do país - para jornada de 5 horas diárias. Os profissionais também devem cobrar das empresas o pagamento das gratificações por editoria (20%) e por dupla função (15%), constantes do Acordo Coletivo de Trabalho.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...