quinta-feira, 9 de junho de 2011

Comissão das Enchentes faz balanço na ALE

Foto Olívia de Cássia


Olívia de Cássia – Repórter

O deputado João Henrique Caldas (PTN) usou a tribuna da Casa de Tavares Bastos na tarde de ontem, 8, para fazer um balanço das atividades da Comissão das Enchentes - CENC. Segundo JHC, não há a presença do Estado nos locais visitados pela Comissão.

Há “um tratamento ineficiente, sem a presença concreta do Estado, seja em relação às obras de engenharia (reconstrução de áreas atingidas, construção de casas para os desabrigados, obras de prevenção, etc.), seja em relação a prestação de serviços públicos básicos como saneamento, segurança e educação”, disse ele no relatório distribuído à imprensa.

O deputado cobrou celeridade a respeito do andamento das obras e frisou que o programa de reconstrução do Governo passou aproximadamente quatro meses sem funcionar, criticando a mudança no comando do Programa da Reconstrução, do qual saiu o secretário de Estado do Planejamento, Luiz Otávio Gomes, entrando o vice-governador José Thomaz Nonô.

JHC criticou o atraso nas obras em Alagoas, tanto na questão das casas como das escolas destruídas pelas enchentes, citando ainda que, em visitas feitas a outros estados, como Pernambuco, as obras também estão atrasadas, ‘mas as famílias atingidas vivem em melhores condições, por terem sido beneficiadas com o aluguel social’.

Outra preocupação relatada pelo deputado em seu pronunciamento foi com relação à construção de 73 escolas, onde R$ 122 milhões foram liberados pelo Ministério da Educação (MEC), mas somente uma foi entregue à população, no município de Rio Largo e outras 35 ainda estão em processo de licitação.

“O projeto prevê a construção de 73 escolas e isto ainda não foi feito. Cerca de cinqüenta mil alunos estão sendo prejudicados, tendo que estudar de maneira improvisada”, lamentou.

REUNIÃO

Caldas confirmou que a Comissão das Enchentes receberá na manhã da próxima terça-feira, dia 14, os dirigentes da CBTU, para que possam explicar como andam as obras de recuperação da linha férrea, que liga Maceió a Rio Largo. Devem também participar da reunião técnicos do Serviço de Engenharia do Estado de Alagoas (Serveal).

O deputado confirmou ao blog que também participará de audiência pública na Câmara Municipal de União dos Palmares, que tratará das obras da reconstrução e ouvirá o relato dos vereadores do município sobre a questão.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...