sexta-feira, 3 de junho de 2011

Comitiva de jornalistas pede votação de PECs do Diploma no Congresso Nacional

Fonte: Fenaj

No Dia da Imprensa, 1º de junho, uma comitiva com representantes da FENAJ e de Sindicatos de Jornalistas marcou presença em Brasília para pedir a aprovação das PECs do Diploma que tramitam na Câmara e no Senado. O movimento em defesa do diploma prepara, para o dia 15 de junho, uma manifestação nacional pela votação da matéria no Senado.

A comitiva dos representantes sindicais dos jornalistas circulou em diversos gabinetes parlamentares na Câmara dos Deputados – como o do autor da PEC 386/09, Paulo Pimenta (foto) – e do Senado. Participaram do corpo a corpo representantes dos Sindicatos dos Jornalistas do Acre, Jane Vasconcelos, do Amazonas, César Wanderley, de Pernambuco, Osnaldo Moraes, de São Paulo, Márcia Quintanilha e Alcimir do Carmo, da Paraíba, Edson Weber, de Alagoas, Valdice Gomes e Fátima Almeida, do Município do Rio de Janeiro, Sônia Regina Gomes, da Bahia, Kardé Mourão, do Piauí, Luiz Carlos de Oliveira, e do Rio Grande do Sul, José Nunes.

Nos contatos os sindicalistas distribuíram a nota oficial da FENAJ alusiva ao Dia Nacional da Imprensa, coletaram assinaturas pela reinstalação da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma e, principalmente, pediram a votação das PECs do Diploma. “Obtivemos ampla receptividade aos nossos pedidos e na sessão do plenário do Senado, presidida pelo senador Sarney, o relator da PEC 33/09, senador Inácio Arruda, leu trechos de nossa nota oficial e pediu a votação da matéria”, conta Sônia Regina Gomes.

A perspectiva é de intensificação do movimento nas próximas duas semanas, quando comitivas mais ampliadas e uniformizadas com camisetas e materiais da campanha em defesa do diploma marcarão presença em todas as sessões do Senado. Debates e manifestações nos estados também estão sendo programadas para o dia 15 de junho, quando acontece a manifestação nacional em Brasília.

“O segundo aniversário da decisão equivocada do STF que extinguiu com a exigência do diploma para o exercício profissional do Jornalismo será no dia 17”, lembra Valci Zuculoto, da coordenação da campanha em defesa do diploma e diretora da FENAJ. Como na sexta-feira não há sessão no Congresso Nacional, a mobilização para marcar a data e sensibilizar os parlamentares pela votação da PEC foi antecipada em dois dias.

Até lá prosseguem os esforços de ampliação de adesões ao abaixo assinado dos cidadãos, ao Manifesto das Entidades e de sensibilização dos senadores para que a PEC 33/09 tramite em regime especial, uma vez que requerimento neste sentido assinado por lideranças de diversos partidos já se encontra na Mesa Diretora do Senado.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...