terça-feira, 14 de junho de 2011

Sessão na ALE foi rápida e de poucos discursos, apesar de muitos deputados em plenário

Fotos de Olívia de Cássia - arquivo
Olivia de Cássia – Repórter

A tarde desta terça-feira, 14, na Assembleia Legislativa foi marcada por poucos discursos e poucas matérias para serem apreciadas em plenário. Faltaram apenas os deputados Jota Cavalcante (PDT), Nelito Gomes de Barros (PSDB) e Thaise Guedes (PSC) que está de licença-médica por ter dado à luz.

Na pauta da Ordem do Dia, nove mensagens foram apreciadas pelos deputados, sendo que duas matérias estão na pauta para recebimento de emendas.

A primeira matéria trata-se do Projeto de Lei número 62/2011 – Mensagem 08/2011, de origem governamental, que estabelece as diretrizes orçamentárias do Estado para o exercício financeiro de 2012.

A mensagem é a LDO, que tramita Casa de Tavares Bastos já em sete sessões e precisa de mais três para que seja realizada uma audiência pública com a sociedade civil para depois ir à votação em plenário.

A outra matéria em pauta é o Projeto de Resolução número 2/2011, de autoria do deputado João José Pereira Filho (PSDB), que dispõe sobre a alteração do artigo 86, inciso II do Regimento Interno da Casa e institui a sessão ordinária no município de Arapiraca.

As outras sete foram indicações e requerimentos, aprovados por unanimidade no plenário, também sem questionamentos. O deputado Ronaldo Medeiros (PT), líder da bancada na Casa, apresentou proposta de projeto de lei que institui o dia 7 de abril como o Dia de Combate ao bullyng nas escolas públicas estaduais de Alagoas.

Judson destaca importância de audiências públicas

Foto de Olívia de Cássia


O deputado Judson Cabral (PT) usou a tribuna da Casa, na hora do expediente, para falar sobre a importância das sessões públicas realizadas na ALE a semana passada, inclusive a que debateu a agricultura familiar. Outro tema abordado por Judson Cabral foi o fim da greve dos servidores públicos do Estado.

Segundo ele, o governo resolveu ceder um pouco diante da intransigência e deve encaminhar matéria à Casa de Tavares Bastos sobre o reajuste. “Mesmo tendo o avanço, espero que o governo não arrefeça no combate às drogas e à violência, para contratar não só os policias dos quadros de reserva técnica da PM, mas fazer concurso, para ter mais contratação”, disse ele.

Judson disse ainda que é "Importante o movimento por um reajuste mais digno, demonstrando que os profissionais estavam lutando por um direito, e não atuando no campo das contradições".

O petista também explicou que protocolou na ALE um projeto que cria fomento para a economia solidária, para gerar renda às famílias e cobrou da Mesa Diretora da Casa o relatório do detalhamento das despesas para os deputados.

Já o líder do governo na Casa, deputado Edval Gaia (PSDB) parabenizou os servidores que acabaram a greve e disse que o governo não deixou de negociar. Ele ressaltou que o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) sempre manteve o canal de negociação aberto. E em relação à segurança pública disse que “é lógico que precisa melhorar, mas que o governo tem investido muito por meio de viaturas e equipamentos.

CPI DOS COMBUSTÍVEIS

Na próxima segunda-feira (20), a partir das 10h, os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que tem como objetivo investigar as causas dos constantes reajustes nos preços dos combustíveis em Alagoas, vão se reunir pela primeira vez para marcar a instalação desta comissão na Assembleia Legislativa.

O anúncio foi feito na sessão de ontem pelo presidente da comissão, Antonio Albuquerque (PTdoB). Durante a reunião de instalação será designado o relator e traçado os principais objetivos da comissão. "Vamos analisar não só o preço, como também a qualidade dos combustíveis vendidos em Alagoas", explicou Albuquerque.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...