domingo, 24 de julho de 2011

S. do Mundaú: sem estradas, produtores de laranja amargam prejuízos


Por Genisete de Lucena Sarmento com Nilo Miranda

Os produtores do assentamento Chapéu de Pena localizado no município de Santana do Mundaú sofrem com a precariedade das estradas acentuadas nesta época do ano. Esta semana, mais de 60 mil laranjas colhidas apodreceram devido a impossibilidade de transportar para a cidade. “Outros milhares (de laranja) terão o mesmo destino”, lamenta Valdinez Cordeiro Alves, presidente da Associação dos Pequenos Produtores do Assentamento.

Segundo a presidente, trinta e cinco famílias vivem no assentamento. A estimativa de produção nesta safra é de 1 milhão de laranjas. Boa parte se perderá por causa das péssimas condições das estradas. O prejuízo é grande. Além do baixo preço do produto no mercado, a dificuldade de transporte aumenta ainda mais as despesas. No final, o que se recebe com a venda não cobre os custos.

“A situação é grave. Só quem vive no assentamento tem idéia do sofrimento”, diz a presidente. Além disso, há a preocupação com a dívida no Banco, que “cresce todo dia” e terá que ser paga. Para Valdinez, só há duas saídas: “resistir ou ir embora, buscar outros caminhos”. Mas ela escolheu resistir. Mesmo com tanto sacrifício, aceitou mudas de laranja pêra doadas pela MDA/Seagri. A primeira dificuldade já surgiu para levar as mudas para o assentamento. Foi necessário arrumar um trator com a prefeitura
Mas essa ela já superou.


Estudantes

Mas a falta de estrada não prejudica somente o transporte dos produtos. “Tem sido uma luta muito grande para nossos filhos irem para a escola, diz Valdinez. Eles almoçam 9 horas da manhã, fazem um longo trajeto a pé até o ponto do carro e só retornam depois das 7 horas da noite. Já aconteceu das mães se juntarem e ir atrás dos filhos de tanta preocupação”, acrescenta.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...