terça-feira, 23 de agosto de 2011

Deputado João Beltrão poderá tomar posse na ALE a qualquer instante

Olívia de Cássia - arquivo
Deputado Fernando Toledo poderá dar posse a Beltão a qualquer instante, segundo a Justiça


Olívia de Cássia – Repórter

Diferente do que a imprensa estava esperando na tarde de hoje, 23, o deputado João Beltrão (PRTB) não tomou posse na Casa de Tavares Bastos. Mas de acordo com o presidente da Casa, Fernando Toledo (PSDB), o parlamentar poderá fazê-lo a qualquer hora, já que a Justiça o liberou da acusação de ficha suja e validou os 312.542 votos que recebeu na última eleição para deputado estadual.

A expectativa da imprensa na tarde desta terça-feira era a da posse do deputado do PRTB, que por meio de procuração foi diplomado na tarde de hoje no Tribunal Regional Eleitoral, já que pesa sobre ele processo judicial. Com esse, será seu quinto mandato consecutivo de deputado estadual.

O momento mais aguardado nos bastidores da Assembleia Legislativa, com a volta do deputado João Beltrão, é seu discurso na tribuna da Casa. Existe ainda a possibilidade de ele assumir e depois pedir licença para cuidar de sua saúde. Nesse caso o suplente Arnon Amélio reassume o mandato por algum tempo.

A grande surpresa foi a posse do deputado Cícero Ferro (PMN), que compareceu à sala da presidência da Casa e tomou posse depois que o deputado Maurício Tavares apresentou requerimento e atestado médico, pedindo licença de 121 dias, de acordo com a matéria abaixo.

A sessão começou com a presença de 14 deputados no plenário e depois chegaram os deputados Isnaldo Bulhões (PDT), Marquinhos Madeira (PT), João Henrique Caldas (PTN), Flávia Cavalcante (PMDB), Joãozinho Pereira (PSDB) e Marcelo Vitor, completando um quorum de 20 deputados.

Na hora do expediente, o deputado Ronaldo Medeiros (PT), líder da oposição na Casa, usou a tribuna da ALE para falar sobre os desabrigados das enchentes e da matéria que foi veiculada em rede nacional, na TV Globo, dizendo que os acampamentos de lona s]ao semelhantes ao povo da Somália.

O petista disse que nada foi feito até agora por aquele povo e sugeriu que seria o caso de a Assembleia criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para ver o que está sendo feito e checando de perto a situação.

“É uma tristeza para o povo dessa terra e para aquele povo. Não foi falta de recurso, porque na mesma semana Alagoas recebeu (do governo federal ) mais de um bilhão de reais”, disse o deputado.

Ronaldo falou também da situação das escolas do estado sem funcionarem. “Vai chegar a um ponto que as escolas não vão funcionar por falta de segurança”, criticou, acrescentando que será inaugurado um trecho de dois quilômetros de asfalto “enquanto que aquele povo passa por dificuldade”, observou.

O petista disse que enquanto tudo isso acontece há um silêncio do governo do Estado. “Vamos ver quais são as prioridades que vamos dar no Orçamento”.

O deputado João Henrique Caldas (PTN), presidente da Comissão das Enchentes da Casa, aparteou o deputado e disse que é preocupante a situação daquelas pessoas desabrigadas, que a mídia nacional trate Alagoas como um campo de refugiados.

“Há muito tempo venho denunciando a situação , eu já trouxe (relatório) para a comissão , mas a comissão é limitada”, observou JHC, que fez críticas ao governo também com relação ao andamento das obras da reconstrução e perguntou onde estaria o banco de dados de reconstrução?

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...