quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Jean Wyllys poderá vir à II Conferência de Políticas para LGBT

Congresso Nacional/Divulgação
Olívia de Cássia - jornalista

Por conta da desistência da participação da desembargadora aposentada Maria Berenice Dias, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, como palestrante da II Conferência Metropolitana de Políticas para LGBT, que acontecerá em Maceió, a organização do evento encaminhou convite ao deputado federal Jean Wyllys (PSOL), do Rio de Janeiro, para fazer a palestra.

A II Conferência acontece nos dias 12 e 13 de setembro próximo, em Maceió, na Casa da Indústria e terá como tema “Por um país livre da pobreza e da discriminação: promovendo a cidadania LGBT”.

Segundo Marcelo Nascimento, subsecretário de Educação de Maceió, a confirmação do deputado Jean Wyllys deverá vir por esses dias. Wyllys ficou conhecido em todo o Brasil pela vitória na quinta edição do "Big Brother Brasil", da "Rede Globo", em 2005.

Na ocasião, ele foi o primeiro homossexual assumido que venceu a disputa e recebeu o prêmio de R$ 1 milhão. Professor universitário e jornalista, o deputado tem se destacado pela atuação em defesa dos homossexuais e por essa razão foi feito o convite para vir a Alagoas.

Nascimento observa que a II Conferência Metropolitana de Políticas LGBT foi aprovada pelo Conselho Nacional de Combate a Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – CNCD/LGBT e convocada por decreto pela presidente Dilma Rousseff, em 18 demaio de 2011.

Segundo ele, a primeira Conferência Nacional LGBT foi realizada em 2008 “e funcionou como principal local de proposição e articulação na estrutura do Estado brasileiro da cidadania LGBT”.

“Foi a partir das conferências que a sociedade propôs e aprovou um conjunto de demandas que resultaram na criação do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos de LGBT, lançado em maio de 2009”, finaliza.

A promoção do evento é da Semed (Secretaria Municipal de Educação), Sendisc (Secretaria de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania, Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semas) e da Secretaria de Saúde. Aguardem mais informações.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...