quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Municípios terão direito a cartão para compras emergenciais

Foto de Olívia de Cássia - 21-6-2010
Os municípios atingidos pela tragédia das enchentes de junho do ano passado terão direito a cartão para compras emergenciais. Para isso foi assinado na tarde desta quarta-feira, 31, um Acordo de Cooperação Técnica entre o Banco do Brasil e o Ministério da Integração Nacional, para operacionalização do Cartão de Pagamento de Defesa Civil – CPDC.

O CPDC é um cartão de débito federal que permitirá compras de emergência para atender as populações atingidas por catástrofes, calamidades ou desastres. O lançamento foi feito na sede do Banco do Brasil em Maceió, por meio de videoconferência, que contou com a participação dos ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra de Souza Coelho, e Jorge Hage, da Controladoria-Geral da União.

Para aderir ao CPDC os municípios devem designar um gestor financeiro, para cuidar dos recursos repassados pelo Ministério da Integração Nacional e se inscrever no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, além de indicar um ou mais portadores para receber os cartões e realizar os pagamentos. Esses portadores devem ser servidores públicos ou ocupar cargo de secretário estadual/municipal.

Na ocasião foi entregue uma cartilha com informações a respeito da adesão ao CPDC. Ao término do encontro, os representantes do Banco do Brasil em Alagoas comprometeram-se de comparecer a cada um dos municípios representados no encontro para prestarem mais esclarecimentos sobre o cartão.

Também estiveram presentes o deputado João Henrique Holanda Caldas (PTN), presidente da Comissão Especial das Enchentes da Assembleia Legislativa de Alagoas, os coronéis Luiz Antônio, comandante do Corpo de Bombeiros; Gilson Romeiro, secretário Executivo da Defesa Civil Estadual; e Antonio Almeida, coordenador da Defesa Civil de Maceió, além de representantes dos municípios de União dos Palmares, Murici, Branquinha, Campestre, Quebrangulo e São Jose da Laje. (Com informações de Charlene Araújo)

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...