sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Programa de TV mostra belezas palmarinas

Olívia de Cássia – jornalista
Foto: Nádia Seabra


O programa “Feito pra Você”, da TV Pajuçara, exibiu uma matéria hoje, 26, da série Caminhos da Liberdade, focando as belezas naturais de Murici e União dos Palmares. Uma matéria linda. Em Murici, o destaque foram as cachoeiras, a diversidade da flora do que resta da Mata Atlântica e as espécies raras de aves.

Em União dos Palmares, a reportagem visitou a Casa do poeta Jorge de Lima, o Parque Hotel Quilombo dos Palmares e a Serra da Barriga, onde foi construído o Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

Para uma matéria do tipo de divulgação das nossas belezas foi perfeita, mas o detalhe que deixa o palmarino chateado é que o restaurante lá construído e o Parque como um todo passam o ano todo sem funcionar e apenas no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, ou quando a imprensa vai lá é que se monta uma estrutura.

Pela beleza da matéria veiculada dá a entender ao telespectador de fora que o local funciona regularmente o ano todo. Claro que para se fazer uma matéria de TV algumas coisas têm que ser arrumadas mesmo, isso é fato.

Mas dona Irinéia Nunes, artesã do barro, não fica fazendo e comercializando o seu artesanato lá na Serra, mas no povoado Muquém, onde nasceu e reside, o restaurante foi inaugurado, funcionou algum tempo, de quinta a sábado, mas pelo o que me consta está desativado.

Não tem guia-mirim em União, que informe ao turista a respeito do local. Seria importante, principalmente no período de estiagem, com a proximidade do verão, que tudo funcionasse mesmo, como mostrou a matéria.

União dos Palmares e outros municípios do Estado têm muito o que contar aos alagoanos e precisam ser divulgados pela mídia, mas para isso é necessário infraestrutura.

A estrada de acesso à Serra da Barriga precisa ser melhorada, a Casa do Poeta Jorge de Lima também precisa estar aberta para o visitante, todos os dias, incluindo nos fins de semana, para que quem visite a cidade tenha acesso às informações.

Boas notícias vindas do secretário de Cultura de União, Elson Davi, indicam que o Museu Maria Mariá será reaberto em breve e isso é muito bom. Mas ainda é pouco e diante de muitas belezas que temos, precisamos resolver logo os problemas que impedem que sejam divulgadas lá fora.

Além disso, a orla do Mundaú que ficou sem as casas da Rua da Ponte, é outro problema a ser resolvido e precisa ser incrementada, fazendo-se o replantio da mata ciliar. E vai aqui uma ideia que já foi posta anteriormente: transformar o local num passeio para caminhadas, com uma calçada, simples que seja.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...