segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Últimos dias para inscrição no curso de Gênero, Raça e Etnia para jornalistas

Fonte: Sindjornal

Jornalistas profissionais e estudantes de jornalismo - a partir do 6º período - podem se inscrever até quarta-feira (3), no curso de Gênero, Raça e Etnia para jornalistas, realizado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a ONU Mulheres – entidade das Nações Unidas para Igualdade de Gênero e o empoderamento das mulheres.

Segundo a coordenação do curso, cada localidade terá o total de 50 vagas a serem preenchidas por jornalistas, repórteres, produtores, pauteiros, redatores, editores, fotógrafos, repórteres cinematográficos de veículos impresso, on-line e eletrônicos, além de estudantes de Jornalismo a partir do 6º período.

Consultora - O curso será ministrado por Cleidiana Ramos, jornalista e mestre em Estudos Étnicos e Africanos pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) da Ufba. Atualmente, trabalha como repórter especial do jornal A Tarde, sediado em Salvador, Bahia, onde realiza cobertura especializada em temas ligados a identidade negra, cultura afro-brasileira e religiosidade.

A consultora é também blogger do Mundo Afro, blog especializado em temas relacionados à identidade negra, cultura afro-brasileira e religiosidade, hospedado no Portal A Tarde Online do Grupo A Tarde.

Programa - O programa está baseado em dois módulos e duas atividades pedagógicas: Gênero, Raça e Etnia em Sociedade; Jornalismo, Ética e Diversidade; Leitura Crítica da Mídia; e Experiências e Trajetórias Locais: Identificando Novas Fontes. O curso tem como objetivo preparar jornalistas, profissionais da imprensa e estudantes de Jornalismo para a cobertura de pautas relacionadas a gênero, raça e etnia.

A iniciativa faz parte da cooperação estabelecida entre a Fenaj e a ONU Mulheres, celebrada no 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, para o pleno cumprimento dos princípios dos direitos humanos e marcos internacionais referentes ao gênero, raça e etnia no Brasil e no mundo à luz da liberdade de imprensa. Conta com o apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e da Secretaria de Políticas para as Mulheres.

O curso é desenvolvido com assessoria técnica e financeira do Programa Regional de Incorporação das Dimensões de Gênero, Raça e Etnia nos Programas de Combate à Pobreza da Bolívia, Brasil, Guatemala e Paraguai e do Programa Interagencial de Gênero, Raça e Etnia do Sistema ONU no Brasil, financiado pelo Fundo para o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O curso ocorre no âmbito das atividades do Ano Internacional das e dos Afro-descendentes, estabelecido pelas Nações Unidas, e da Campanha do secretário-Geral da ONU “Brasil: Una-se pelo fim da violência contra as mulheres”.

Os interessados devem procurar o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas. O curso é gratuito, tem certificação da Fenaj e da ONU Mulheres e vai acontecer em oito cidades: Belém (PA), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

Em Maceió, o curso será realizado no auditório da Faculdade de Educação e Comunicação do Cesmac, na Rua Angelo Neto – Farol, nos dias 22 e 23 de agosto, das 18h às 22h.

Curso de Gênero, Raça e Etnia para Jornalistas
Inscrições: 20/7 a 3/8/2011.
Informações em Maceió: Sindjornal (82) 3326-9168

Investimento: gratuito, com certificado de 8h/aula emitido pela Fenaj e ONU Mulheres.
Período do curso em Maceió: 22 e 23/08 /2011.
Informações: generoracaetniaparajornalistas.wordpress.com | grejornalistas@gmail.com
Participe das redes sociais do Curso de Gênero, Raça e Etnia para Jornalistas: twitter.com/grejornalistas e facebook.com/grejornalistas

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...