terça-feira, 6 de setembro de 2011

Conferência LGBT debaterá cidadania em Maceió

Já está tudo pronto para a II Conferência Metropolitana de Políticas para LGBT, que acontecerá nos dias 12 e 13 próximos , no auditório da Casa da Indústria, no Farol. O evento terá como tema: “Por um país livre da pobreza e da discriminação: promovendo a cidadania LGBT” e contará com a presença, já confirmada, da ministra Maria do Rosário, ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que fará a conferência, às 20h, abordando o tema do evento.

A conferência reunirá representantes dos municípios de Marechal Deodoro, Rio Largo, Satuba, Messias, Barra de Santo Antônio, Pilar, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte e Barra de São Miguel . O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), juntamente com as secretarias municipais de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania (Semdisc), Assistência Social (Semas) e Saúde (SMS).

No dia 13, segundo e último dia da Conferência, os trabalhos serão iniciados às 8h, com painéis, seguidos de uma mesa-redonda com o tema “Políticas públicas e população LGBT: conjuntura e diretrizes para promover a interface entre educação e cultura”. O debate terá a participação do secretário-adjunto da Semed, Marcelo Nascimento, do coordenador do curso de Ciências Sociais da Ufal, Pedro Nascimento, da ativista do movimento lésbico Maria Santos e de Léo Ribas – Conselheira do Conselho Nacional de Políticas para a População LGBT, militante da Liga Brasileira de Lésbicas.

A programação inclui ainda uma palestra do secretário municipal de Assistência Social, Francisco Araújo, que vai expedir uma portaria criando uma Câmara Técnica que elaborará o plano de cidadania. Francisco Araújo falará sobre assistência e previdência social, com foco nesse público. O evento será encerrado com a eleição de delegados para a segunda conferência estadual.

Segundo Marcelo Nascimento, a II Conferência Metropolitana de Políticas LGBT foi aprovada pelo Conselho Nacional de Combate à Discriminação e de Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – CND/LGBT e convocada por decreto pela presidente Dilma Roussef, em maio deste ano.

“Foi a partir das conferências que a sociedade pode propor e aprovar um conjunto de demandas que resultaram na criação do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos de LGBT, lançado em maio de 2009”, observou.

Marcelo finaliza explicando que o deputado Jean Wyllys (PSOL), que foi convidado para participar do evento como palestrante, não pode confirmar presença na II Conferência Metropolitana de Política para LGBT, por motivo de agenda.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...