sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Genisete Lucena é nomeada representante da Fundação Palmares em Alagoas

Foto de João Paulo FArias 0- O Relâmpago
A partir deste mês, a nova representante da Fundação Palmares em Alagoas, com sede no município de União dos Palmares, é a bancária aposentada Genisete de Lucena Sarmento, ex-vereadora e presidente do Partido dos Trabalhadores local.

A portaria de nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 1º, por meio do presidente da Fundação Palmares, Eloi Ferreira. A matéria com a informação está no site O Relâmpago, de União dos Palmares.

Falando sobre a nomeação, Genisete disse que recebe com felicidade o novo cargo e promete dar o melhor de si em relação à aplicação das políticas públicas para os afro-descendentes no Estado, que é o foco da Fundação Palmares.

“Irei visitar as sessenta e cinco comunidades quilombolas de Alagoas”, disse a nova diretora. Ela observa que irá buscar parcerias com o Governo do Estado, Prefeitura e demais órgãos governamentais, e acrescenta que irá usar a ligação política da Fundação Palmares com o Programa de Erradicação da Miséria do Governo Federal para por em prática nas questões afro- descendentes em Alagoas.

“Sinto-me orgulhosa de estar participando da equipe da presidenta Dilma Rousseff e honrada por assumir esse cargo na Fundação Palmares na minha terra, prometo trabalhar de forma incansável”, destaca Genisete, lembrando ainda, que terá um carinho especial pelo Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

HISTÓRIA

A nova representante da Palmares no Estado vem desde o ano de 1985 acompanhando a luta dos negros na Terra de Zumbi, quando o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de Alagoas – Ufal, por intermédio do professor Zezito Araújo, iniciou os trabalhos de pesquisa na Serra da Barriga e com os quilombolas da região.

Na função de diretora de cultura de União nos anos de 1997 e 1998, Genisete apresentou num workshop promovido pela Fundação Palmares em 98, a criação de um escritório da Fundação no município, que fora instalado no ano de 2010 no estado que abrigou o maior quilombo das Américas.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...