quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Mupa encerra 5ª Primavera dos Museus com apresentação da cultura afro

Assessoria do Mupa
O Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa) vai encerrar as atividades da 5ª Primavera dos Museus com uma apresentação da cultura afro. Na noite desta quinta-feira (22), a ialorixá e Patrimônio Vivo de Alagoas, Mãe Neide, vai apresentar no local o tema “Obirin–Símbolo da Resistência”, além de uma exposição de indumentária de orixás.

A semana dedicada ao evento está atraindo muitas pessoas ao Museu. Na tarde dessa quarta-feira (21), mais de 80 crianças lotaram o salão principal do Mupa para declamar e apreciar poemas de diversos autores da literatura brasileira.

Com os olhares e ouvidos atentos às explicações do coordenador do projeto, Ricardo Cabús, sobre como participar do sarau, os alunos da Escola de Ensino Fundamental Cleto Marques Luz, e outras crianças acompanhadas dos pais, escolheram e declamaram os poemas distribuídos no varal.

O diretor do Mupa, José Márcio Passos, deu as boas-vindas às crianças recitando a poesia Convite, de José Paulo Paes. Após escutarem o poema, os alunos perderam a timidez e recitaram as poesias.

As crianças se divertiram aprendendo, por meio dos textos, mais sobre literatura brasileira e importantes escritores. Francisco Diego de nove anos, leu a poesia ‘Eu vi a Vera’, de Elias José e, empolgado, escolheu outro poema. “Achei muito bom, foi divertido, por isso quis falar de novo”, disse.

Já Isterfany Vitória, nove anos, que estava tímida, logo pegou gosto pela poesia e escolheu o poema ‘Os meninos Morcegos’, de Sérgio Caparelli. “Fiquei com vergonha, mas depois que li gostei muito”, disse. Outros preferiram registrar o momento, como Ian Bryan, dez anos, que filmou tudo com seu celular. “Vou mostrar para minha família e todos os meus amigos.”, explicou.

Além do grupo de alunos, outras crianças acompanhadas dos pais, também participaram. Gardênia Nascimento levou as três filhas e achou a iniciativa muito interessante. “É uma ótima oportunidade para elas participarem de uma atividade desse tipo, que geralmente não é oferecida ao público infantil”, destacou.

O sarau poético contou com a participação da cantora Leureni Barbosa com o poema A Casa, de Vinícius de Morais, cantando junto com o público mirim. Além de muita poesia, os músicos, Bruno Palagani e Wilbert Fialho apoiaram a ação cultural com um show de música instrumental no intervalo.

A programação do segundo dia da 5ª primavera dos Museus teve sequência com a palestra da museóloga Cármen Lúcia Dantas, sobre O Criar e o Fazer das Mãos Femininas na Arte Popular de Alagoas. (Com informações da assessoria - Valéria Guimarães)

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...