domingo, 2 de outubro de 2011

Cerimônia apresenta nova representante da Fundação Palmares em Alagoas

João Paulo Farias - site O Relâmpago - texto e fotos

Uma cerimônia ocorrida na noite desta sexta-feira, 30, no Plenário da Câmara de Vereadores de União dos Palmares, apresentou a nova chefa da Fundação Cultural Palmares em Alagoas, Genisete de Lucena Sarmento, que tomou posse no cargo há cerca de um mês.

O ato reuniu representantes de instituições governamentais, como o Incra, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o ex-deputado estadual Paulo Fernando dos Santos (Paulão), representantes das comunidades quilombolas e religiões de matrizes africanas, além de vereadores do município e sociedade palmarina.

A delegada do MDA, Sandra Lima, em sua fala, destacou a importância da nova representante da Palmares no Estado, frisando que é necessária a integração de um conjunto de políticas públicas para os quilombolas, tendo em vista a importância destes, que mesmo numa luta recente, devem ser reconhecidos.

Representando as religiões de matrizes africanas, a ialorixá Mãe Neide Oyá d´Oxum, do Grupo União Espírita Santa Bárbara (Guesb), falou da parceria da Fundação Palmares com o Gesb e destacou a importância de uma mulher estar na Palmares, esperando a continuidade do apoio da Fundação, aos projetos sociais desenvolvidos pela Mãe Neide, que atende crianças carentes na capital e interior.

O pai-de-santo Sérgio Pontes falou da alegria em ter Genisete Lucena como representante da Palmares no Estado, destacando que as religiões de matrizes africanas em Alagoas esperam da Fundação uma maior atenção e apoio aos projetos desenvolvidos pelos religiosos.
A nova diretora do Incra em Alagoas, Lenilda Lima, disse que "precisamos de um país de igualdade, com desenvolvimento e distribuição de renda", destacando que o Brasil tem uma dívida muito grande com as mulheres e os negros e que é preciso trabalhar de forma articulada, atendendo a todos os segmentos sociais.

O vereador e líder do governo, Fabian Holanda, falou da alegria e importância de ter uma pessoa da terra representando a Fundação Palmares no Estado. O vereador destacou o conhecimento da nova diretora, que quando vereadora por seu município conhecia profundamente o regimento interno da casa, fato esse que a destacava em plenário. Fabian ressaltou que o Poder Legislativo está de portas abertas para discutir projetos da Fundação e unir forças em prol de melhorias para o município.

O ex-deputado estadual Paulão (PT), disse que o orçamento da Fundação Palmares é pequeno, por isso é preciso fazer parcerias dentro do orçamento da União e ter a colaboração da sociedade. O ex-deputado disse que se sente honrado em ter um membro do PT assumindo a Palmares, observando que o desafio da nova representante não é fácil, mas que as parcerias irão fazer com que os avanços ocorram.

Encerrando o evento, a nova representante da Fundação Cultural Palmares em Alagoas, Genisete de Lucena Sarmento, disse dar alegria em ter assumido esse cargo e disse que neste um mês de Fundação, já teve avanços em relação aos quilombolas. Genisete esteve na Conab discutindo a questão da entrega de cestas básicas há algumas comunidades quilombolas que estavam sem receber, regularizando as mesmas.

Já na questão da titulação de terras nas comunidades remanescentes de quilombo, Genisete disse que em reunião com o Incra, pode explanar essa situação e conseguir já para o próximo 6 de outubro, a visita de representantes do órgão para conversar com as comunidades.

Em relação à Serra da Barriga, a nova diretora disse que terá uma atenção especial ao Parque Memorial e frisou que sua preocupação é a mesma do Presidente da Palmares, Elói Ferreira, que em visita à Serra da Barriga no mês julho, disse que o Parque não será esquecido.

Encerrando seu pronunciamento, Genisete Sarmento disse que o cargo lhe compete muito trabalho e destacou que irá conversar com todos os movimentos, órgãos governamentais e entidades no Estado, para que possam ser parceiros nos projetos da Palmares. “Irei dar atenção especial a todas as comunidades quilombolas e religiões de matrizes africanos em Alagoas”, concluiu.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...