terça-feira, 4 de outubro de 2011

Deputado Ronaldo Medeiros reclama da apatia da sociedade civil ao debate sobre o orçamento do Estado

Foto de Olívia de Cássia
Olívia de Cássia - Repórter

Em pronunciamento na sessão desta terça-feira (4), o líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa, deputado Ronaldo Medeiros, reclamou da apatia da sociedade civil com relação à Lei de Diretrizes Orçamentárias e fez um apelo aos cidadãos alagoanos para que participem do parlamento, acompanhem as sessões e os projetos que tramitam na Casa de Tavares Bastos.

Segundo Medeiros, são projetos importantíssimos e que mexem com a vida de toda a sociedade alagoana. “No semestre passado recebemos o projeto da LDO e no mês passado o da LOA. Vemos uma apatia muito grande da sociedade. Não vejo nesta Casa, nem nos corredores, a sociedade organizada”, observou o petista.

Medeiros observou que a sociedade fica mais na crítica e que a LDO deveria ser uma peça discutida nas entidades como associações e sindicatos. Ele salientou que a sociedade pode sugerir Projetos de Lei por meio da Comissão Permanente de Legislação Participativa.

“A Comissão de Legislação Participativa é uma ponte entre o Poder Executivo e a sociedade, visto que, por meio desta, um cidadão comum pode sugerir projetos, emendas, requerimentos, indicações, além de pedir que algum representante do Estado, por exemplo, venha à Assembleia prestar esclarecimento sobre determinado tema; infelizmente sinto falta desta interação, o alagoano não vem até esta Casa”, observou o deputado.

Outro exemplo citado pelo petista foi a sessão especial realizada em março deste ano, para debater sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA), que não contou com a presença da sociedade. De acordo com ele, é “algo que não pode acontecer, afinal, o tema é de total interesse do cidadão, já que o orçamento interfere diretamente em suas vidas”.

ALUNOS

Ronaldo Medeiros explicou que um grupo de alunos de um colégio particular de Maceió o procurou na Assembleia Legislativa, “para entender melhor como se dá o trabalho de um deputado”. Segundo ele, essa procura dos alunos o deixou satisfeito, pois, é um sinal de que “algumas escolas estão percebendo a importância dos estudantes estarem atentos ao que acontece dentro do Poder Executivo”.

“Esta Casa está aberta para a sociedade, nós queremos que esse poder fique cada vez mais transparente e para isso os alagoanos precisam participar, só assim saberão como a Assembleia Legislativa funciona realmente. Do orçamento vai depender a qualidade de vida da sociedade”, destacou Medeiros.

COMISSÃO DE ORÇAMENTO

O deputado Gilvan Barros (PSDB), presidente da Comissão de Orçamento da Casa, em aparte ao pronunciamento do deputado Ronaldo Medeiros (PT), disse que a Comissão por mais uma ano cumprirá o seu papel e vai marcar o dia da sessão pública, para receber a sociedade civil e esclarecer as dúvidas. (Com informações complementares da assessoria)

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...