quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Dia 13 de outubro União completa 180 anos de emancipação

Olívia de Cássia – jornalista
(Texto e foto)

No dia 13 de outubro o município de União dos Palmares comemora 180 anos de emancipação política e vai festejar a data com uma programação que engloba várias atividades, promovidas pela prefeitura, incluindo inaugurações. A programação começa no dia 7 e vai até o dia 13.

Como parte das comemorações da emancipação política será entregue aos moradores o Museu Casa de Maria Mariá, que recentemente passou por uma polêmica e total reforma, porque teve parte do seu acervo danifica do. A reabertura da Casa está ansiosamente esperada pela comunidade palmarina.

No dia 13 de outubro, Dia da Emancipação, haverá hasteamento da bandeira e culto ecumênico na sede da prefeitura, inauguração da Praça Padre Cícero, que está sendo reformada, desfile cívico à tarde na Avenida Monsenhor Clóvis e show na Praça Basiliano Sarmento, à noite.

Na nossa infância o dia 13 era de muita festa pois costumávamos participar ativamente dos desfiles, fosse desfilando, sendo participante dos pelotões , fosse na reborreia (final do desfile). Depois de um dia de festas ainda tinha baile na Associação Atletica Palmarina, à noite, e a festa ia até o amanhecer.

HISTÓRIA

União dos Palmares é um dos mais antigos municípios de Alagoas. Segundo os historiadores, os primeiros indícios de presença humana no local datam de finais do século XVI, quando os negros fugitivos dos engenhos de açúcar dos atuais estados de Alagoas e Pernambuco chegaram à Serra da Barriga, onde instalaram a sede do Quilombo dos Palmares, o maior símbolo de liberdade do país.

O Quilombo dos Palmares foi a primeira tentativa de vida livre promovida pelos trabalhadores africanos nas Américas, surgindo por volta de 1580, durando até 1695, ano em que foi morto Zumbi, seu principal líder, pelas forças comandadas pelo bandeirante Domingos Jorge Velho.

Por volta de 1730, o português Domingos de Pino chegou à região, onde construiu uma capela dedicada a Santa Maria Madalena. Daí, o primeiro nome oficial do lugar: Maria Madalena.

Já no Império, quando da visita da imperatriz Leopoldina, mudou-se o nome para Vila Nova da Imperatriz, em 1831, quando a vila ganha autonomia administrativa, após desmembrar-se do município de Atalaia. Assim chamou-se até meados do século XIX.

Em 1889, recebe por meio de Decreto de Lei a condição de cidade e passa a chamar-se União pelo decreto de 25 de setembro de 1890. Essa mudança de nome se deve à união ferroviária entre Alagoas e Pernambuco.

Mas o nome definitivo da cidade só veio a ser dado em 1944, quando houve o acréscimo de Palmares ao nome da cidade, em homenagem ao Quilombo dos Palmares. (Com informações da Wikipédia, a enciclopédia livre)

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...