sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Em Alagoas, 3.433 crianças estão sem nomes dos pais nas certidões de nascimento

Internet
Juíza Emanuela Porangaba notifica mães de quatro cidades para apontar nomes dos pais de seus filhos

Fonte: Maikel Marques - Dicom - TJ


A 1ª Vara Cível e da Infância da Comarca de São Miguel dos Campos promove, entre os dias 24 e 26 deste mês, mutirão cuja finalidade é cumprir provimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e garantir a 3.433 crianças de quatro município o direito à inclusão do nome de seus genitores em seus documentos de identidade.

Em atendimento à determinação do CNJ, a juíza Emanuela Porangaba, titular daquela unidade judiciária, notificou as mães de crianças matriculadas em escolas públicas de São Miguel dos Campos, Barra de São Miguel, Roteiro e Jequiá da Praia para que informem à Justiça os nomes dos supostos pais de suas crianças.

Levantada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a informação de que 3.433 crianças daqueles quatro municípios não ostentam em suas certidões de nascimento o nome dos pais tem como base o censo escolar elaborado pelo Governo Federal e divulgado em 2009.

De acordo com informações do Juízo de Direito da 1ª Vara Cível e da Infância de São Miguel dos Campos, os supostos pais que não reconhecerem espontaneamente a paternidade de suas crianças receberão encaminhamento judicial para que se submetam ao exame de DNA.

O objetivo, neste caso, é comparar o material genético do suposto pai e da criança para que haja comprovação, ou não, da paternidade presumida. Para atender o maior número possível de crianças, a juíza Emanuela Porangaba estabeleceu o seguinte cronograma de atendimento.

Cronograma de atendimento


As mães de São Miguel dos Campos e de Jequiá da Praia cujos filhos não têm nome do pai no registro civil devem comparecer ao Fórum de São Miguel dos Campos dias 24 e 24/10 (segunda e terça). As mães dos municípios de Barra de Barra de São Miguel e de Roteiro nos dias 26 e 27/10 (quarta e quinta).

Acadêmicos dos cursos de Direito, Serviço Social e Psicologia podem participar do mutirão, desde que mantenham contato com a 3ª Vara Criminal da Comarca de São Miguel, pelo fone (82)3271-2040.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...