terça-feira, 4 de outubro de 2011

Inácio Loiola lembra aniversário de 510 anos do 'Velho Chico'

Foto de Olívia de Cássia - 4-10-2011
Olivia de Cássia - Repórter

Na hora das explicações pessoais, na sessão da tarde desta terça-feira, 4, primeiro dia de sessão na Assembleia Legislativa, o aniversário dos 510 anos do descobrimento do Rio São Francisco foi lembrado com um longo e entusiasmado discurso do deputado sertanejo Inácio Loiola (PSDB), historiador e especialista no tema e apaixonado pela cidade de Piranhas, no Sertão de Alagoas, onde já foi prefeito.

Inácio Loiola fez um relato histórico, observando que no dia de hoje também é comemorado o Dia de São Francisco de Assis e que os navegadores portugueses Américo Vespúcio e André Gonçalves fizeram a homenagem ao santo pela descoberta do rio no ano de 1501.

Conhecido como rio da Integração Nacional, o Velho Chico como é chamado carinhosamente pelos poetas, é fundamental para a Região Nordeste, tem uma bacia hidrográfica de 640 mil km² da nascente à foz, uma população de 13 milhões de habitantes e é responsável por 95% da energia gerada pela Chesf.

Segundo o deputado, a bacia hidrográfica do São Francisco é bem maior que muitos estados da Europa. Ele observou que o rio perdeu 35% do seu volume de água e disse que as condições em que se encontra, é preocupante.

Contrário à transposição do São Francisco, o deputado disse que o que se precisa fazer é a revitalização e não a transposição. “Precisamos fazer a revitalização. O governo Federal está propagando que ao mesmo tempo em que está fazendo a transposição está fazendo a revitalização e isso é pura enganação”, reclamou.

Segundo o ex-prefeito de Piranhas, para atender ao projeto de transposição, 127 metros cúbicos por segundo vão ser retirados do rio. “E não tem condições. Com a transposição, apenas um por cento da sociedade sertaneja será beneficiada, o resto é para atender à indústria e às construtoras e outros destinos. O São Francisco pode se tornar o rio da discórdia regional”, observou Loiola.

Loiola disse ainda que “toda essa pujança do Rio São Francisco ao longo dos tempos está sendo minada”. O historiador e deputado disse também que pesquisa realizada por cientistas em mais de 900 rios pelo mundo afora revelou uma triste realidade. “Dentre estes rios estudados, o São Francisco apresenta o quadro mais preocupante. Perdeu 35% volume d´água nos últimos anos”.

Inácio foi aparteado pelos deputados Jeferson Morais e Temóteo Correia, ambos do Democratas, que aproveitaram para acentuar as críticas ao governo federal. Jeferson disse que ficou claro que o governo federal, quer atender os interesses das construtoras. “O rio é um paciente com anemia profunda e a transposição vai atender puramente os interesses comerciais”, arrematou Morais.

Já o deputado Temóteo Correia, depois de elogiar o discurso do colega, disse que a transposição vai servir para grandes latifundiários e que “é mais um golpe para um que não está com essa capacidade toda”.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...