sábado, 22 de outubro de 2011

O que virá depois

Foto de Olívia de Cássia - 20-11-2010
Olívia de Cássia – jornalista

Passadas as comemorações dos 180 anos de sua emancipação política, que teve como novidade a reabertura do Museu Casa de Maria Mariá, União dos Palmares agora se volta para a programação do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, quando se homenageia o herói Zumbi.

Na semana que passou a prefeitura divulgou a programação para comemorar a data, que vai do dia 1º até o dia 20 de novembro, que é o grande dia da festa. Haverá exposições fotográficas, na Casa de Maria Mariá e a exposição Arqueologia na Região Serrana dos Quilombos, que acontecerá na Casa do Poeta Jorge de Lima.

No dia 4, haverá a solenidade de abertura oficial do Mês da Consciência Negra, no auditório da Prefeitura Municipal, uma caminhada, ‘Pela igualdade e respeito às diferenças’, com concentração no bairro Roberto Correia de Araújo e chegada na Estação Ferroviária, além de uma solenidade de premiação dos XIV Jogos Estudantis Palmarinos – Jeps, na Estação Ferroviária.

Segundo o secretário de Cultura do município, Elson Davi, a ideia de estender a programação durante todo o mês de novembro surgiu em 2009, com o objetivo de diversificar as comemorações e as apresentações no dia 20. Como todo ano, às quatro da matina haverá culto aos orixás, na Serra da Barriga; a Grande Roda da Paz, da Associação de Capoeira do Quilombo dos Palmares, entre outras atividades.

Zumbi é um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão. Ele lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial. Para quem luta por dias melhores, por justiça social, por dignidade do ser humano e outras causas sociais esse dia é de grande importância.

As homenagens que são feitas ao nosso grande herói da consciência negra, no dia 20, são merecidas, e pelo visto a população vai ter muito o que comemorar, em União, não fosse ainda o sofrimento das famílias dos desabrigados das enchentes de junho de 2010, que ainda penam nas barracas de lona, sem dignidade, sem privacidade, e sem cidadania. Esse é o grande problema a ser resolvido pelas autoridades, para que a cidade entre nos eixos do desenvolvimento, bem como outros municípios alagoanos.

Na semana seguinte ao Dia da Consciência Negra, no dia 26, acontece também em União o III EPA - Encontro com Palmarinos Ausentes, que esse ano acontecerá na Escola Mário Gomes de Barros. O EPA é um evento dinâmico, organizado por Ladorvane Cabral, e tem o objetivo de reunir familiares e amigos da terra que moram distante, para se confraternizarem em harmonia, num clima de muita festa e descontração.

Segundo Ladorvane Cabral, organizador do evento, será mais uma oportunidade de todos se confraternizarem em harmonia, pois o EPA é o maior evento social de União dos Palmares, uma grande oportunidade de rever familiares e amigos que vivem distante, em um clima de festa e harmonia. O acesso ao EPA é com aquisição de uma camisa que pode ser adquirida com Ladorvane Cabral e sua equipe, em União dos Palmares.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...