quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Técnicos do Iphan escolhem área onde será plantada árvore sagrada na Serra da Barriga

Por João Paulo Farias – Texto e Foto

Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estiveram na manhã desta quarta-feira, 26, visitando a Serra da Barriga, em União dos Palmares, para escolha de um local onde serão plantadas mudas das árvores baobá e gameleira branca, no dia 13 de novembro, em meio às homenagens ao ex-senador e ativista negro Abdias Nascimento.

Juntamente com a representante da Fundação Palmares em Alagoas, Genisete Sarmento, o coordenador do posto da Guarda Florestal da reserva do Memorial Quilombo dos Palmares, Diogo Palmeira, os técnicos Pablo Maia e Joelma Cornejo, da superintendência do Iphan em Alagoas, estudaram o platô da serra, onde se encontra o Parque Memorial Quilombo dos Palmares e escolheram uma área de pouco mais de oitenta metros, num local estratégico, onde está a trilha da subida ao Morro da Graça, ponto mais alto da Serra e também o acesso a Lagoa dos Negros.

A escolha deste local visa um melhor desenvolvimento das árvores, já que o baobá é uma espécie de grande porte, chegando a atingir nove metros de diâmetro e podendo atingir trinta metros de altura. A árvore, considerada sagrada pela cultura africana, é proveniente das regiões semiáridas do continente africano e quando adulta pode armazenar em seu caule até 120 mil litros de água.

Segundo uma lenda da cultura africana, quem for sepultado dentro de um baobá, sua alma viverá enquanto a árvore existir. O baobá tem uma vida longa, vive entre um e seis mil anos. Isso mostra o quanto é importante a escolha de um local adequado para se plantar uma árvore tão imponente quanto esta.

Também será plantado nesse mesmo local uma muda de gameleira branca, árvore de menor porte e também considerada sagrada pela cultura africana.

A cerimônia que homenageará a vida e a obra de Abdias Nascimento ocorre no próximo 13 de novembro, na Serra da Barriga e contará com as presenças de autoridades e representantes de movimentos negros do Brasil e exterior, que acompanharão a deposição das cinzas e colocação da lápide do ativista, no solo sagrado de Zumbi dos Palmares.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...