sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Cerimônia marca abertura oficial do Mês da Consciência Negra em Alagoas

Fonte: O Relâmpago -Por João Paulo Farias – Texto e Fotos

Uma cerimônia ocorrida na manhã desta sexta-feira, 4, no auditório da Prefeitura de União dos Palmares, deu início às celebrações do Mês da Consciência Negra no Estado, onde serão realizadas diversas atividades culturais em vários municípios.

No evento estiveram presentes autoridades do município, o prefeito Areski Freitas e os secretários de Cultura e Turismo, vereadores, representando o Governo do Estado, o secretário de Cultura, Osvaldo Viégas, além de alunos de várias escolas palmarinas, que prestigiaram a cerimônia.

A secretária de Turismo de União, Isabel Maia, destacou a importância desse mês de celebrações ao líder negro Zumbi, em especial a União dos Palmares, que nesse período é o centro das atenções no país. Já o secretário de Cultura, Elson Davi, fez menção às ações da secretaria no atual governo, onde em sua fala, teve uma atenção especial para a cultura municipal, a exemplo criação da lei de incentivo à cultura.

Elson, diz ainda, que as parcerias foram e são fundamentais para a realização das ações na área. “Precisamos de uma cultura cada vez mais viva”, observou.

Osvaldo Viegas

Já o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, disse que o desafio é superar todos os tipos de preconceitos, frisando a importância do Quilombo dos Palmares como marco da luta pela liberdade. Viégas destacou que a cultura afro-brasileira deve ser conhecida e valorizada em todo o Estado e no país.

O prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, falou da continuidade das ações em prol da cultura negra no município, desde a gestão do ex-prefeito José Pedrosa, citando a implantação da disciplina Cultura Negra nas escolas da rede municipal e o escritório da Fundação Palmares para União. Areski lembra ainda, que a expansão da história de Zumbi dos Palmares é importante para o mundo e conhecê-la e é uma forma de valorizar a mesma.

As comemorações seguem até o dia 20 de novembro e trarão durante esse período, apresentações de grupos culturais do município, Mostra Quilombola de Cinema, palestras, rituais de religiosos de matriz africana e outros eventos que pretendem envolver os palmarinos. Além disso, será inaugurada no dia 20 de novembro uma estátua de Zumbi, no centro de União dos Palmares.

As festividades do Mês da Consciência Negra em União dos Palmares são uma parceria da Prefeitura Municipal, Governo do Estado e Fundação Cultural Palmares, por intermédio do Governo Federal.

Nenhum comentário:

Semana Santa

Olívia de Cássia Cerqueira (Republicado do  Blog,  com algumas modificações)   Sexta-feira, 29 de abril, é Dia da Paixão de Cristo. ...